Praia Grande tem 20 novos leitos de UTI para atendimento de covid

Leitos funcionam desde quinta-feira (1), no Hospital Irmã Dulce

Por:  -  03/04/21  -  09:40
Novos leitos de UTI em Praia Grande
Novos leitos de UTI em Praia Grande   Foto: Divulgação: Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande instalou 20 leitos de UTI para atendimento de pacientes com covid, na última quinta-feira (1), no Hospital Irmã Dulce.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Além das novas instalações, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da cidade confirmou ainda que mais 10 leitos de UTI adulto entrarão em funcionament no hospital, nos próximos dias.


A prefeita Raquel Chini afirma que, dessa forma, pacientes não vão esperar por leitos de UTI. “A Prefeitura de Praia Grande não está medindo esforços para melhorar a estrutura de atendimento na área da Saúde específica para o atendimento de casos de covid-19. Com esses 20 novos leitos de UTI que já estão em funcionamento conseguimos fazer com que nenhum paciente espere por uma vaga em UTI na Cidade”, declarou a prefeita praia-grandense, afirmou.


A Prefeitura de Praia Grande será responsável pelo custeio dos novos leitos de UTI com recursos próprios. O mesmo já vem ocorrendo desde o início da pandemia com os leitos já instalados. A medida visa oferecer a maior assistência hospitalar possível aos pacientes, já que as verbas estaduais e federais demoram para serem encaminhadas para a cidade. O Município confirmou que entrará com o processo de habilitação desses equipamentos junto ao Ministério da Saúde visando receber um auxílio para esse custeio.

Recentemente, 30 leitos de UTI adulto que já estavam operando no Irmã Dulce foram habilitados pela Ministério da Saúde, que deve auxiliar com os gastos.


No total, ocorreu investimento da Prefeitura de mais de R$ 2,5 milhões. A contratação de mais equipes médicas para atuarem nos novos leitos foi outra medida colocada em prática pela Administração Municipal.



Medicamentos – O secretário explicou que o Comitê Técnico Científico da Sesap e a equipe técnica do Hospital Irmã Dulce seguiram os protocolos de regulação para a utilização dos leitos de UTI e também de alternativas terapêuticas para o atendimento de pacientes com covid. “A Sesap tem adotado todas as providências para oferecer a melhor estrutura de atendimento aos pacientes e de trabalho para os profissionais da Saúde. Temos a preocupação com relação aos medicamentos voltados aos pacientes com a covid-19. Por enquanto temos estoque. Mas é um problema em todo País a dificuldade para a aquisição desses remédios”, concluiu o secretário.

Estabilização – Outro detalhe ligado a estrutura do Hospital Irmã Dulce diz respeito a Sala de Emergências da covid-19. Com a chegada dos novos equipamentos (respiradores, monitores cardíacos e bombas de infusão), o setor também passa a contar 7 dos 10 leitos disponíveis com total capacidade para estabilização de pacientes, caso necessário.




Logo A Tribuna