Praia Grande quer ser centro do turismo na Baixada Santista

Ideia é ampliar a visitação para o ano inteiro. Câmara vota Revisão do Plano Diretor nesta quinta (9); veja detalhes

Por: Da Redação  -  09/09/21  -  07:03
 O Município já é um dos que mais recebem turistas no Estado
O Município já é um dos que mais recebem turistas no Estado   Foto: Marcelo Guedes/PMPG

Atrair empreendimentos turísticos de âmbito regional a Praia Grande, tornando a cidade um polo do setor na Baixada Santista. Esse é o objetivo da Prefeitura para os próximos anos. O Município já é um dos que mais recebem turistas no Estado: são mais de 1 milhão de pessoas durante a temporada de verão. A ideia é ampliar a visitação para o ano inteiro com estratégias traçadas na revisão do Plano Diretor de Turismo, que será votada hoje na Câmara, em primeira discussão.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O projeto, enviado pela prefeitura Raquel Chini (PSDB), tem metas para os próximos três anos. Nele, há objetivos para planejar, organizar e fomentar as iniciativas de diversificação, especialização e qualificação das atividades voltadas ao turismo e ao lazer, assim como a formação da mão de obra local, a fim de intensificar a atividade turística no Município.


“Há possibilidade de criação de parques ecológicos, além de feiras de negócios voltadas para o setor. O cenário atual nos leva a voltar a atenção para estimular a atividade econômica por meio do turismo, através de programas e ações tendo em vista o impacto da pandemia”, diz o subsecretário municipal de Turismo, Moiséis Gomes.


Ele explica que a Cidade planeja fazer pesquisas aos finais de semana e feriados com veranistas, com o objetivo de obter sugestões e opiniões para melhorar o segmento. O Município também vai buscar uma identidade turística, algo que chame a atenção dos visitantes. “Nesse caso, estamos estudando artesanato, gastronomia, entre outros”, explica Gomes.


A revisão do Plano Diretor de Turismo de Praia Grande passou por audiência pública virtual no dia 19 de abril deste ano e foi aprovada pelo Conselho Municipal de Turismo. Essa revisão a cada três anos está prevista na legislação municipal e é obrigatória para que o Município mantenha a classificação de estância turística no Governo do Estado, o que garante verbas para a área.


Metas


Para 2022, as metas previstas no plano são realizar ações de busca da identidade local, formatar um circuito histórico cultural e potencializar o Palácio das Artes como um centro cultural.


Para 2023, se preveem potencializar o patrimônio cultural, ampliar eventos existentes e criar eventos e festivais.


Logo A Tribuna