Praia Grande inicia retomada de cirurgias eletivas no Hospital Irmã Dulce

Agendamentos serão realizados a partir da próxima segunda-feira (9)

Por: ATribuna.com.br  -  04/08/21  -  19:38
 Os pacientes que aguardam na fila vão receber, a partir da próxima segunda-feira (9), ligações da pasta para que sejam realizados exames e consultas pré-operatórios
Os pacientes que aguardam na fila vão receber, a partir da próxima segunda-feira (9), ligações da pasta para que sejam realizados exames e consultas pré-operatórios   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A prefeitura de Praia Grande anunciou que o Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas do Complexo Hospitalar Irmã Dulce iniciará a retomada responsável das cirurgias eletivas. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) emitiu ordem de serviço para que, gradativamente, o equipamento volte a realizar as cirurgias não emergenciais como, por exemplo, as ginecológicas, de hérnias, de vesícula, entre outras.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os pacientes que aguardam na fila vão receber, a partir da próxima segunda-feira (9), ligações da pasta para que sejam realizados exames e consultas pré-operatórios. “Com a estabilização das internações por covid-19, vamos aos poucos realizar as cirurgias que foram interrompidas por conta da pandemia. É importante ressaltar que o processo ocorrerá de forma gradativa e serão observados todos os protocolos sanitários. Os pacientes que aguardam podem ficar tranquilos, pois a equipe de regulação da Sesap vai entrar em contato quando chegar sua vez”, explica o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira.


Durante reunião realizada entre a Sesap e a gestora do Complexo Hospitalar, a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), ficou definida uma reestruturação dos leitos no hospital para que todos os procedimentos sejam feitos seguindos os protocolos sanitários.


Vinte leitos de enfermaria do Irmã Dulce, que hoje estão exclusivos para covid-19, serão transformados em leitos cirúrgicos. Já entre os leitos de UTI, 30 ficarão disponíveis exclusivamente para covid-19. O subsecretário de Atenção à Saúde, Marcelo Bechara, explicou que a evolução da pandemia está sendo monitorada no município pelo Comitê técnico-científico para o enfrentamento e combate à covid-19 e que toda a estrutura poderá ser reorganizada caso haja necessidade. “O Hospital de Campanha vai continuar ativo com 40 leitos de enfermaria, podendo aumentar, assim como os leitos de UTI, se for necessário”, disse.


Logo A Tribuna