Praia Grande destaca importância de um VLT na cidade

Assunto foi abordado no 1º Fórum Metropolitano de Mobilidade da Baixada Santista

Por: ATribuna.com.br  -  24/01/22  -  16:36
Atualizado em 24/01/22 - 16:37
Praia Grande destaca importância de um VLT no município.
Praia Grande destaca importância de um VLT no município.   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande destacou a importância da inclusão da cidade nas próximas etapas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O posicionamento do secretário municipal de Transportes, Leandro Avelino, ocorreu durante o 1º Fórum Metropolitano de Mobilidade da Baixada Santista, realizado na quinta (20) e que visa apresentar diretrizes gerais e propostas de soluções integradas para o sistema de transporte da região.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Praia Grande protocolou em fevereiro junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto do VLT no município, que ligaria o Terminal Rodoviário Tude Bastos até a Área Continental de São Vicente.


“A próxima etapa prevista é para Barreiros/Samaritá. O que queremos é mostrar a viabilidade de ter um ramal até Praia Grande, o que beneficiará não só a Cidade, mas também moradores dos demais municípios do Litoral Sul”, explicou.


O percurso teria uma extensão de cerca de 5,3 km e sairia da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente. O VLT teria um trecho aéreo e outro que passa por uma faixa inabitada, seguindo pela Rua José Bonifácio, no bairro Sítio do Campo, até chegar ao Tude Bastos.


Avelino também abordou outro assunto no evento: a triplicação do Viaduto da Curva do S, em Praia Grande, que beneficiará cerca de 2 milhões de pessoas que passam todos os dias pelo local.


“Fala-se em duplicação, mas a ideia na verdade é uma triplicação, pois assim deixaríamos uma via exclusiva para ônibus e caminhões, melhorando ainda mais a segurança viária e a liberação do fluxo de veículos”.


Também foi abordado a importância da criação de normativas para aplicativos de transporte. Leandro afirmou que o assunto já está sendo discutido no âmbito da Câmara Temática de Mobilidade e Logística da Agem e que a ideia é usar como base uma legislação já existente na capital paulista.


O Fórum também visou promover o Plano Regional de Mobilidade Sustentável da Baixada Santista (PRMDSL-BS), mobilizando atores políticos, institucionais e a sociedade para participar de sua elaboração.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna