Praia Grande cria comissão para enfretamento da Covid-19

Comissão visa reconstruir o orçamento, e garantir o controle de gastos durante a pandemia

Por: Por ATribuna.com.br  -  25/03/21  -  10:38
Um dos cargos com mais interessados é o de guarda civil municipal
Um dos cargos com mais interessados é o de guarda civil municipal   Foto: Nirley Sena

A prefeitura de Praia Grande criou a Comissão de Revisão do Orçamento Municipal de 2021 e de controle dos gastos públicos. De acordo com a Administração Municipal, o obejtivo é controlar as despesas públicas durante o enfrentamento da pandemia e garantir os serviços essenciais. A Comissão é formada por servidores municipais, que trabalharão para redefinir as prioridades do orçamento, com análise do prejuízo com a queda na arrecadação e definição de possíveis ações a serem tomadas.


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Conforme o secretário adjunto de Planejamento e Controle Orçamentário, Cristiano Mola, presidente da Comissão, a Administração de Praia Grande está atenta ao cenário econômico da região, do Estado e do País e fará todas as adequações necessárias, sempre com responsabilidade. Todas as mudanças passarão pelo aval da secretaria responsável.


“Esse replanejamento será fundamental para o munícipio fazer as adaptações necessárias, com equilíbrio, honrando os compromissos nas datas previstas como sempre fez. A crise na saúde é a mais crítica até o momento, por isso, o poder público precisa concentrar-se em ações de combate à covid-19, gastando o necessário para salvar vidas, mas sem prejuízos aos demais serviços essenciais, que não podem parar”.


Ele destaca que no início da pandemia, em 2020, a Prefeitura também criou uma comissão que foi fundamental para o replanejamento de gastos diante do aumento das despesas com saúde e assistência social e diminuição da receita, com queda na arrecadação. “Praia Grande já realiza um controle de gastos responsável ao longo do ano inteiro, mas durante a pandemia é preciso redefinir as prioridades. Todos os municípios brasileiros já sentiram queda na arrecadação, por conta da paralização das atividades econômicas, por isso é fundamental estabelecer um critério de gastos públicos, postergando e suprimindo o que não é essencial”.


Comissão


A Comissão foi instituída através do decreto municipal nº 7204, de 19 de março de 2021, e é composta por 22 membros de diversas secretarias municipais. Fazem parte do grupo, os servidores: Cristiano Mola, Benedito Evandro Francisco de Souza, Andrea Nowill Azevedo, Rosely Andrade da Silva, Michelle Gabriela Alves da Silva, Renata da Silva Ribeiro, Juliana Maria Gomes da Silva Samuel, Renata Alves, Eliane Dominguez Mazetto, Danuza da Silva Ribeiro, Cesar Gomes Cavalheiro Filho, Cheirla Felizati Ferrari, Yara Regina Coutinho de Almeida Prado, Thiago Camillo Magalhães, Edineide Silva dos Santos, Jaqueline Aparecida Leonel de Almeida, Rosiane Nery dos Santos Barbosa, Tamara Cristina Maculan de Mola, Luis Antonio Pontes Candido Filho, Leonardo Silva de Souza, Monique dos Santos Domingues Barbosa e Patrícia de Sá Fernocchio.


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