Praia Grande amplia atendimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista

Prefeitura credenciou clínica neurológica para atender pacientes

Por: ATribuna.com.br  -  29/07/22  -  20:25
Atualizado em 30/07/22 - 14:22
Prefeitura credenciou clínica neurológica para atender pacientes
Prefeitura credenciou clínica neurológica para atender pacientes   Foto: Imagem Ilustrativa/Pixabay

A Prefeitura de Praia Grande credenciou uma clínica neurológica da Cidade que irá atender pacientes de 0 a 17 anos que possuam laudo médico com o diagnóstico de TEA. Eles serão encaminhados pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, que irá realizar a triagem e direcionar os pacientes ao serviço.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A empresa credenciada que irá realizar os atendimentos é a RG da Saúde, situada no Bairro Boqueirão. A clínica tem capacidade de realizar até 20 mil atendimentos por mês e a previsão é que as sessões iniciem na primeira quinzena de agosto.


“A ampliação do acesso do atendimento relacionado ao espectro autista se dá, pois verificamos a necessidade de um atendimento ainda mais específico e que envolve não apenas a questão de saúde, mas também social. E optamos pelo credenciamento de serviços que já é tendência na área de especialidades em nosso Município. Dessa forma, conseguimos dar mais acesso de qualidade à população. E a tendência é credenciar mais serviços e ampliar cada vez mais”, afirma o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.


Os funcionários da clínica tiveram treinamento esta semana sobre o sistema municipal de informação Olostech, que integra, em um único programa de computador, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do consultório informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos, de forma digital e automática. É por meio desse programa que o atendimento se integrará à rede municipal de Saúde.


Na clínica, o paciente passará por diversas sessões, de acordo com a sua necessidade. Serão oferecidos atendimentos de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, psicopedagogia, nutrição e musicoterapia.


“Teremos com a clínica dois tipos de atendimento: terapias multidisciplinares para TEA e o método ABA, que é a sigla em inglês de Análise Comportamental Aplicada. É uma ciência cujas intervenções derivam dos princípios do comportamento e possui como objetivo aprimorar comportamentos socialmente relevantes”, explica a diretora do CER, Vera Bontempi.


Atendimento – Os pacientes com laudo médico que já estão aguardando esse tipo de atendimento já estão passando por uma triagem realizada pela equipe multidisciplinar do CER, que vai indicar o tratamento mais adequado na clínica parceira. O laudo médico é emitido pelo neuropediatra do próprio CER.


As demais crianças e adolescentes que necessitarem desse atendimento deverão procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais próxima de sua casa. A equipe vai analisar o caso e, dependendo de avaliação médica, poderá encaminhar para o especialista do CER, que fará o atendimento e irá direcionar o paciente ao tratamento conforme avaliação médica.


CER
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) realiza o atendimento em especialidades médicas de neurologia, neurocirurgia, neurologia infantil, pediatria e ortopedia. O equipamento fornece ainda acompanhamento com equipe multidisciplinar em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. Atende também crianças e adolescentes em grupos de reabilitação intelectual e física e adultos e idosos em reabilitação neurológica e ortopédica. O CER está localizado na Rua Roberto de Almeida Vinhas, s/nº, Bairro Mirim.


Atenção Básica
O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 30 Usafas. As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e estrutura. A Cidade tem mais de 100 equipes do Programa Saúde da Família e cobre 100% da população. A excelente marca reforça o Município como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista no setor


Logo A Tribuna