Mais de 3 mil câmeras dão suporte à atuação da GCM de Praia Grande

Em 2021, essas câmeras flagraram 5,4 mil ocorrências

Por: Redação  -  08/02/22  -  07:16
Centro Integrado de Comando e Operações Especiais tem sistema interligado com Guarda Civil e polícias Civil e Militar
Centro Integrado de Comando e Operações Especiais tem sistema interligado com Guarda Civil e polícias Civil e Militar   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Guarda de Praia Grande conta com um suporte para seu trabalho: as 3.034 câmeras de monitoramento instaladas na Cidade, dotadas de modernos softwares, como leitura de caracteres e de rostos, que auxiliam nas ações tanto da GCM quanto das polícias Militar e Civil. Em 2021, essas câmeras flagraram 5,4 mil ocorrências e possibilitaram o acionamento de equipes para os locais.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Nosso sistema de monitoramento faz um patrulhamento virtual. Quando identificamos um indivíduo, em uma determinada região, que está andando para lá e para cá, sem noção do que vai fazer, como que procurando uma vítima ou uma residência, o classificamos como suspeito. Aí, a viatura já é acionada até o local para a abordagem. Isso previne que aconteça o crime ou inibe aquela pessoa que está na intenção de cometer crimes”, diz o secretário municipal de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi.


Todas as chamadas feitas ao 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda) são atendidas no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), de onde são direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.


Também é do Cicoe que são monitoradas as câmeras. O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM, da Polícia Militar e de Secretaria de Trânsito, além de ter contato direto com a Defesa Civil do Município. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall (parede de monitores) composto por 24 monitores de 55 polegadas e de alta definição.


Logo A Tribuna