Jovem deixa África para conhecer namorada em Praia Grande e sonha em se casar: 'Sentimento lindo'

Amilton Calisto, nascido em Moçambique, e Evelyn Martins namoraram à distância por quase dois anos

Por: Daniel Gois  -  12/06/22  -  07:04
Nascido em Moçambique, Amilton conheceu Evelyn pelas redes sociais
Nascido em Moçambique, Amilton conheceu Evelyn pelas redes sociais   Foto: Arquivo pessoal/Amilton Calisto

Um amor vivido à distância em dois continentes, com o mesmo idioma, e que agora está em um lugar só. Nascido em Moçambique, na África, o jovem Amilton Calisto, de 23 anos, viajou por mais de 9 mil quilômetros para conhecer pessoalmente a namorada Evelyn Martins dos Santos, de 24 anos, moradora de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Agora, eles pretendem casar e construir uma família.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Amilton e Evelyn se conheceram em 2020 pelas redes sociais, mas o namoro surgiu de uma forma inusitada. O moçambicano conta que estava em um grupo de WhatsApp junto com a moradora de Praia Grande, mas que acabou sendo removido por outro integrante. Foi quando ele decidiu chamá-la, em conversa privada, para perguntar o que havia acontecido.


"Eu entrei (no grupo), mas logo fui removido por não ser brasileiro. E foi quando a chamei para perguntar o porquê e ela me explicou. Depois disso nasceu uma amizade, que resultou num lindo sentimento que nos fez dar esses próximos passos. Agora queremos dar entrada ao casamento também", conta Amilton, em conversa com A Tribuna.


O jovem nasceu em Nhamatanda, distrito da província de Sofala, em Moçambique, mas morava em Beira, capital da província, que tem população estimada acima de 530 mil habitantes. Amilton e Evelyn começaram a namorar à distância, antes de se conhecerem pessoalmente.


"Estamos juntos desde julho de 2020. Nos conhecemos através de um grupo que eu estava, e ele entrou e foi removido. (A vinda para o Brasil) Foi um processo difícil, demorado, pra resolver todas as coisas e documentações, mas que deu tudo certo até aqui", relata a funcionária pública.


O primeiro encontro presencial ocorreu em março deste ano, quando o jovem conseguiu vir para o Brasil. Atualmente, ele mora junto com Evelyn, no bairro Nova Mirim.


"Falávamos todos os dias possíveis por telefone, rede social, mensagens e no final, chamadas de vídeo. A questão de sinal era bem difícil. Todo o período estivemos conversando, colocando os objetivos e lutando, mas sabendo o que queríamos. Deus nos ajudou a acontecer", comemora Evelyn.


Amilton e Evelyn estão morando no bairro Nova Mirim, em Praia Grande
Amilton e Evelyn estão morando no bairro Nova Mirim, em Praia Grande   Foto: Arquivo pessoal/Evelyn Martins

Próximos passos

O moçambicano não esconde o sonho de se casar com Evelyn e permanecer em solo brasileiro. "Eu quero construir uma vida com ela. Casar, trabalhar e fazer faculdade. Esse que são objetivos principais", comenta.


Já a funcionária pública destaca a experiência única que tem vivido nos últimos três meses em que esteve ao lado de Amilton.


"Tem sido incrível. Superou e muito as expectativas. Foi da distância para a realidade. Ele é muito companheiro, muito incrível comigo. Ele sempre esteve me apoiando, mesmo de longe. Agora queremos buscar juntos os recursos para casarmos e vivermos a nossa felicidade", afirma Evelyn.


Logo A Tribuna