GCM de Praia Grande utiliza spray de pimenta em morador em situação de rua sem máscara; VÍDEO

Vídeo mostra jovens indignados na Praça Duque de Caxias momentos depois da ação

Por: ATribuna.com.br  -  16/09/21  -  11:35
Atualizado em 16/09/21 - 11:36
 Dupla de GCMs teria aplicado spray de pimenta em morador de rua
Dupla de GCMs teria aplicado spray de pimenta em morador de rua   Foto: Reprodução

Um grupo de moradores de Praia Grande acusa guardas civis municipais (GCM) de terem usado spray de pimenta em uma pessoa em situação de rua que não usava máscara de proteção facial contra a covid-19. A confusão ocorreu na última terça-feira (14), na Praça Duque de Caixas, no Canto do Forte, enquanto alguns jovens andavam de skate e patins no local. Segundo a Prefeitura, a ocorrência já é apurada.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em relato para A Tribuna, um jovem que estava na praça explicou como foi a ação dos GCMs e o que fez o grupo se mobilizar e gravar a confusão. "Estávamos andando de skate e patins na praça quando os guardas chegaram. Após dizerem que iriam recolher nossos equipamentos, eles falaram para colocarmos as máscaras". Segundo ele, o pedido foi cumprido de imediato.


Só que, além dos jovens, havia também um homem em situação de rua sem a proteção. Os oficiais teriam ordenado que ele colocasse a máscara, que não possuía, e saísse do local. Ao ouvirem a negativa do homem ao pedido, espirraram spray de pimenta em direção ao seu rosto.


"Na hora, a gente se revoltou, tanto é que começamos a gravar. Um guarda ainda disse que iria nos prender", revelou o jovem. Você pode conferir o vídeo da confusão abaixo.



Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informa que as circunstâncias da ocorrência já são apuradas pela Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança Pública. Se for constatado excesso de força, "medidas cabíveis serão tomadas".


Logo A Tribuna