Funcionário de mercado saqueado em Praia Grande diz que lockdown deixa comércio 'vulnerável'; VÍDEO

Estabelecimento localizado no Jardim Real sofreu dois saques em menos de uma semana. Ações dos bandidos foram flagradas pelas câmeras de segurança

Por: Thiago D'Almeida  -  31/03/21  -  18:04

Uma semana após o primeiro saque, um funcionário do “Supermercado MDV”, localizado no bairro Jardim Real, em Praia Grande, relatou seu sentimento de tristeza pelas perdas do estabelecimento. Não é para menos, afinal, o local sofreu o prejuízo na última terça-feira (23), quando o ‘lockdown’ foi instaurado na Baixada Santista e, o outro, logo na sequência, na sexta (26), tendo cerca de 70 mil reais roubados em produtos. Confira a videorreportagem acima.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A equipe de ATribuna.com.br foi até o estabelecimento e conversou com um funcionário, que preferiu não ser identificado. De acordo com seu relato, o lockdown pode ter “influenciado” as ações dos ladrões, que aproveitaram o pouco movimento nas ruas e o espaço sem a presença de colaboradores.


“Sim, influenciou. Até porque não apenas a gente (como estabelecimento), mas todo o comércio está fechando as portas mais cedo [por conta das restrições estabelecidas]. A maioria não pode sequer abrir, como foi divulgado pelo decreto. Isso faz com que menos pessoas fiquem na rua, tornando assim o local ‘vulnerável’”.


Após uma semana da primeira ocorrência registrada, o funcionário revelou que a equipe de colaboradores não sente um grande medo de manter as atividades, uma vez que o funcionamento acontece (na maior parte do dia) durante o período de movimento na rua. Por outro lado, seus colegas de trabalho, assim como ele, sentem receio na hora do ‘fechamento’ e estão tristes pelas perdas que o estabelecimento sofreu.


“Durante o dia, nos sentimos seguros, mas, no fechamento, já ficamos um pouco mais preocupados”, explica. “[A equipe] se comportou bem, mas, como funcionários, ficamos sentidos, pois parece que estavam roubando da gente. Esse é o sentimento que fica, estamos tristes e frustrados pelos ocorridos, é como se [o patrimônio] fosse nosso”.


Segundo o funcionário, os dois saques geraram um prejuízo de aproximadamente 70 mil reais. “Roubaram pizzas, lasanhas, entre outros alimentos, mas o foco principal deles, e que representou o nosso maior prejuízo, foi em [garrafas de] uísque e cigarros. Ambos têm um valor agregado muito alto, apesar de não serem [produtos] volumosos. Eles frisaram muito o roubo disso”.


O portal de ATribuna.com.br registrou, no último final de semana, a notícia dos saques ao estabelecimento. Tudo começou na última terça (23), quando um grupo de cerca de 10 homens se reuniu por volta das 0h07 e, com capuzes, máscaras de proteção e camisetas sobre os rostos, ‘fez a limpa’ no supermercado. Nas imagens, é possível ver a ação dos bandidos na entrada, quando forçaram a porta do estabelecimento com pontapés, e também na parte interna, saqueando prateleiras e até forçando uma televisão, que não foi roubada, mas ficou extremamente danificada.


Pouco depois, na sexta (26), outro grupo apareceu na frente do supermercado, desta vez, com mais homens reunidos e por volta de 0h36. Desta vez, os bandidos agiram de forma diferente. Primeiro, dois membros forçaram a entrada com um “pé-de-cabra” e, depois, os demais comparsas chegaram. A segunda ação durou cerca de um minuto, de acordo com os dados registrados nas imagens publicadas pelo próprio estabelecimento nas redes sociais. O proprietário do estabelecimento, que prefere também não ser identificado, registrou o boletim de ocorrência após os dois crimes.


Bandidos durante saque praticado em supermercado de Praia Grande
Bandidos durante saque praticado em supermercado de Praia Grande   Foto: Reprodução

Televisão acabou ficando danificada durante a tentativa de saque dos bandidos
Televisão acabou ficando danificada durante a tentativa de saque dos bandidos   Foto: Thiago D'Almeida/AT

Pé de cabra utilizado pelos ladrões para forçar a entrada do supermercado
Pé de cabra utilizado pelos ladrões para forçar a entrada do supermercado   Foto: Thiago D'Almeida/AT

Logo A Tribuna