Fiscalização encerra corrida de charretes em Praia Grande; VÍDEO

Segundo a Prefeitura, participantes eram de outras cidades; ação ocorreu no sábado

Por: ATribuna.com.br  -  05/12/21  -  17:51
Atualizado em 05/12/21 - 18:20
Cerca de 1.300 pessoas disputavam corrida com charretes ou circulavam nas vias da cidade neste sábado (4)
Cerca de 1.300 pessoas disputavam corrida com charretes ou circulavam nas vias da cidade neste sábado (4)   Foto: Divulgação/PMSV

Cerca de 1.300 pessoas que participavam de corrida com charretes, ou que circulavam nas vias da cidade, foram flagradas por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), polícias Militar e Civil e agentes de trânsito durante a Operação Hermes, realizada no sábado (4). Segundo a Prefeitura, os participantes eram de outras cidades. (veja vídeo mais abaixo)


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A abordagem dos charreteiros ocorreu no bairro Caiçara, onde eles reuniram-se e circulavam em alta velocidade na avenida pavimentada e também na faixa de areia. Por conta da velocidade, os animais realizam esforço excessivo além dos riscos à segurança de pedestres que passavam pelo trecho.


A Tribuna recebeu um vídeo que mostra a movimentação de algumas das charretes na Avenida Presidente Castelo Branco, a avenida da praia, no bairro Caiçara.

Após o flagra, a corrida foi encerrada pela equipe que realizava a fiscalização. Segundo a Prefeitura, os participantes foram advertidos e deixaram o local, e não receberam qualquer autuação por parte da Administração Municipal. Somente os automóveis que estavam cometendo infrações de trânsito foram autuados, segundo a infração.O encontro não era de conhecimento da prefeitura, e não foi feita qualquer solicitação oficial, ou concedida autorização para realização deste tipo de evento na cidade.



Segundo a prefeitura, durante este final de semana e o próximo (11 e 12), está sendo intensificada a fiscalização na entrada de ônibus e vans clandestinos sem autorização. A respeito da festa de Iemanjá, em consenso com a Federação Religiosa, foi definido que este ano os festejos não ocorreriam na faixa de areia. Os representantes justificaram que a maioria de seus membros são idosos, e por cautela preferem evitar qualquer aglomeração.


Operação
A Operação Hermes realiza blitzes com apoio das Polícias Militar, Civil e Rodoviária e a Artesp, nos principais pontos de entrada da cidade. A ação conta com o auxílio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que monitora e identifica placas de veículos através das cerca de 3 mil câmeras municipais na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, Avenida Ayrton Senna e acessos às marginais.


A entrada de veículos de fretamento turístico é permitida no município somente para quem possui estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros e similares. A autorização só pode ser solicitada pelo próprio estabelecimento hoteleiro e o pedido deve ser feito com, no mínimo, três dias úteis de antecedência. As autorizações somente serão concedidas a pessoas jurídicas dotadas de estacionamento próprio ou indicação de estacionamento previamente autorizado pela Prefeitura.


Logo A Tribuna