Feiras livres passam por fiscalização em Praia Grande

Permissionários e funcionários das bancas são orientados a respeitar as medidas sanitárias e o distanciamento

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/03/21  -  21:39
Nesta terça-feira (16) foi a vez da feira do Bairro Sítio do Campo
Nesta terça-feira (16) foi a vez da feira do Bairro Sítio do Campo   Foto: Divulgação/PMPG

A prefeitura de Praia Grande está intensificando os trabalhos de orientação sobre a obediência às medidas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus, nas feiras livres, onde está conscientizando os responsáveis e funcionários das bancas para que respeitem as normas de distanciamento entre as barracas, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel. Os agentes de fiscalização estão executando as ações nas 16 feiras realizadas semanalmente na cidade. Nesta terça-feira (16) foi a vez da feira do Bairro Sítio do Campo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Luciana Maekawa Sasaki, que comercializa pastéis, salgados e refrigerantes, disse ser importante obedecer às boas práticas de higiene, que sempre foram necessárias para garantir a segurança do alimento, e que no contexto da Covid-19 essas medidas são ainda mais importantes para evitar a contaminação. “Nós entendemos a preocupação da prefeitura e neste momento manter o rigor e colaborar com o cumprimento das normas, com o uso de máscaras, a disposição do álcool em gel, além do distanciamento social é o que cada pessoa pode fazer para contribuir e proteger sua saúde”.


O comerciante de caldo de cana Lucas Oliveira concordou com Luciana, mas acrescentou sua preocupação: “nós fazemos nossa parte, inclusive exigimos de nossos clientes o uso da máscara, por exemplo. O atendimento tipo delivery também é obedecido. A maioria usa a máscara e entende a importância das ações, mas uma minoria ainda resiste, quer tomar seu caldo de cana no balcão. Espero que o conhecimento sobre essas regras chegue para todos e que entendam. Facilitaria muito nosso trabalho”.


Os Agentes de Fiscalização Vanderlei Marinho Ferreira e Elaine dos Santos, responsáveis pelas ações na feira do Bairro Sítio do Campo, ressaltaram que a Administração Municipal e os feirantes estão tomando todas as precauções para que as feiras livres sejam seguras para todos. “Ainda encontramos um ou outro permissionário que resiste ao uso da máscara. Nosso trabalho tem sido de orientação. Não aconteceu desta vez, mas no caso de ser lavrada a notificação, será realizada posteriormente nova vistoria e a reincidência acarretará em autuação e poderá mesmo chegar a suspensão da licença do permissionário”, explicou o Agente Vanderlei, que é conhecido popularmente por Marinho.


A moradora Maronita Alves Alcantara é frequentadora assídua da feira livre no bairro Sítio do Campo: “Todas as medidas preventivas a esse vírus são muito importantes, com certeza. Já tinha perdido uma cunhada para essa doença e nesta semana foi um primo, ambos residentes no Paraná. Pessoas importantes, queridas. O que me deixa triste é que se cada um fizesse sua parte muitas mortes poderiam ser evitadas. A máscara não atrapalha em nada e nem incomoda. Eu já acostumei. Só saio para os lugares que preciso ir e sempre fico atenta, uso o álcool gel. A prefeitura faz muito bem em fiscalizar o comércio. Alguns não usavam, mas agora estão todos aí de máscaras”.


Para Valdemar Rego Domingos, também consumidor na feira do Bairro Sítio do Campo, as medidas preventivas são fundamentais: “é simples e lógico. Todos cientistas enfatizam a importância dessas ações. Não tem nem porque contestar. Temos que parar de acreditar em gente que não entende do assunto e dar todo crédito à ciência, ao conhecimento. Acreditar nos especialistas, não nos achistas de momento. A Prefeitura nem deveria estar fiscalizando. Todos deveriam estar obedecendo às medidas preventivas, porque só assim e com a vacinação o Brasil vai vencer esta doença”.


Logo A Tribuna