Central de Combate à Covid-19 registra mais de 3 mil atendimentos em um mês em Praia Grande
Setor realiza atendimento voltado à orientação, triagem e enfrentamento ao coronavírus, pelos telefones 162 e (13) 3496-2281
Em um mês de funcionamento, a Central Telefônica de Combate à Covid-19 atendeu mais de 3 mil pessoas em Praia Grande. Implantado pela prefeitura, o setor realiza atendimento voltado à orientação, triagem e enfrentamento ao coronavírus, pelos dos telefones 162 e (13) 3496-2281. O funcionamento ocorre diariamente, das 8h às 22h.
Segundo a administração municipal, a meta é ampliar o serviço e iniciar o funcionamento de novos polos de atendimento com mais profissionais atuando já nos próximos dias.
Os trabalhos tiveram início no dia 23 de março. Do total de munícipes atendidos, foram agendados mais de 400 pessoas para as Usafas (Unidades de Saúde da Família) e Unidades de Urgência e Emergência da cidade. O serviço é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde Pública. Este grupo é composto por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor.
Qualquer pessoa do município pode explicar a condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contágio da Covid-19. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.
O atendimento telefônico também foi implantado para evitar que as pessoas utilizem de forma inadequada o sistema de saúde, o que pode causar aglomeração e até infectar alguém que está apenas com sintomas de uma doença de menor gravidade.
Outra ação importante neste sentido utiliza a tecnologia como ferramenta. A população pode baixar no smartphone o aplicativo Coronavírus SUS, onde existe a possibilidade da realização de uma autoavaliação do estado de saúde.