Aventura de Nino: gato se esconde em motor de carro em Praia Grande e viaja até a capital; VÍDEO

Animal foi devolvido para os tutores após seis dias longe de casa; entenda o caso que emocionou duas famílias

Por: Ágata Luz  -  24/05/22  -  08:13
Atualizado em 24/05/22 - 23:45
Resgate do animal demorou cerca de 25 minutos
Resgate do animal demorou cerca de 25 minutos   Foto: Arquivo Pessoal

Um gato voltou ao lar em Praia Grande após viajar até São Paulo escondido no motor do carro de uma desconhecida. O animal reencontrou a família da fotógrafa Francis Carla Anselmo, de 49 anos, após seis dias longe de casa. De acordo com a tutora de Nino, a dona do veículo só descobriu que o gato estava dentro do carro durante uma revisão em uma oficina mecânica já na capital. “Agora a gente ri porque foi uma ‘aventura’, mas também foi um perigo tudo que ele passou”, diz Carla.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em entrevista para A Tribuna, a fotógrafa conta que mora no mesmo prédio de sua mãe no bairro Guilhermina. Elas são vizinhas de apartamentos e Nino tem o costume de se locomover entre eles. “Minha mãe mora no 12 e eu no 13. O Nino só sai do meu apartamento para ir ao dela. Geralmente ele passa o dia lá e a noite vem para casa, é um gato muito medroso”, explica, enfatizando que as duas residências ficam no primeiro andar e possuem telas em todos os cômodos, por isso, o animal só se desloca pelas portas.


Com menos de dois anos, o felino não tem o costume de descer as escadas. No entanto, no dia 11 de maio, Carla foi levar o filho para a escola por volta das 7h e, sem que os dois notassem, o gato também saiu. “Eu e meu filho descemos e Nino foi até a porta da casa da minha mãe, só que estava fechada. Ele voltou para meu apartamento e como também estava fechado, desceu para a garagem e entrou debaixo do carro da minha mãe. É dorminhoco e deve ter dormido”.


A tutora do animal tinha saído de moto, por isso, não notou nada ao retornar para o prédio. Por volta das 9h, ela foi levar a mãe para um exame médico de carro. “Quando liguei o carro, nunca imaginei que o Nino estivesse lá”, explica, dizendo que andou por cerca de quatro quadras e ao fazer uma curva no bairro Boqueirão, ouviu um barulho muito alto. “Olhei pelo retrovisor e vi um gato de costas com o rabo arrepiado. Pensei que tinha atropelado, fiquei preocupada e reduzi, mas o gato sumiu. Dei a volta no quarteirão passando bem devagar para procurar, mas nada”.


Como a família tinha um exame agendado, mãe e filha seguiram em direção ao consultório. Mais tarde, Carla buscou o filho na escola e notou o sumiço de Nino. “Não estava na minha casa nem da minha mãe. Meu prédio tem três andares e a maioria dos apartamentos estão vazios, então olhamos tudo, pensei que podia ter entrado em algum apartamento”, explica.


Sem sucesso na busca pelo animal, a filha da fotógrafa teve a ideia de olhar as imagens das câmeras de segurança. Foi quando a família descobriu toda a ação de Nino. “Todos saímos procurando pela região. Cada vez que eu saía de casa, passava de moto devagarinho chamando, pensei que ele estivesse com medo e machucado. Levei pote com ração e fiz panfletos”, ressalta, dizendo que também intensificou a campanha de procura pelas redes sociais.


Família fez panfletos e colou pela cidade durante buscas por Nino
Família fez panfletos e colou pela cidade durante buscas por Nino   Foto: Arquivo Pessoal

Na última terça-feira (17), Carla recebeu uma ligação de uma mulher que dizia ter visto o panfleto de Nino e estava com ele. “Eu não acreditei muito na hora, mas quando ela falou o detalhe de que ele tinha meio rabinho cortado, fiquei muito feliz”, explica, dizendo que o reencontro foi emocionante, principalmente porque a mãe da fotógrafa estava muito abalada com o desaparecimento do gato.


Durante o reencontro com o animal, Carla descobriu que Nino tinha se escondido debaixo de um carro que estava na garagem de um prédio próximo de onde ele caiu no bairro Boqueirão. Além disso, a tutora soube que o animal passou por uma grande aventura e longa viagem até São Paulo.


A chefe de cozinha Vilma Pereira da Silva, de 50 anos, devolveu o gato dizendo que o encontrou escondido no motor de seu carro durante uma revisão no veículo em uma oficina mecânica da capital paulista. “Eu fiquei sem acreditar, pasma e sem reação. Esse gatinho já gastou umas seis vidas dele”, destaca a fotógrafa.


Para A Tribuna, a mulher que encontrou o animal explicou que não percebeu nada durante a viagem até São Paulo. Segundo Vilma, as duas pessoas que estavam com ela também não notaram nada diferente.


“A surpresa foi quando a gente deixou o carro na oficina e fomos na padaria”, explica, dizendo que o mecânico correu atrás deles perguntando se ela e o marido tinham gato. Apesar de confirmarem, o casal garantiu que o animal tinha ficado em Praia Grande.


“Ele (mecânico) falou que estava dentro do motor e eu falei que não. Até que me deparei com o Nino, que se enfiou literalmente dentro das ferragens do carro”, ressalta, dizendo que o mecânico precisou desconectar fios e desmontar parte do motor, demorando cerca de 25 minutos para resgatar o animal (veja o vídeo abaixo). A suposição de Vilma era que o felino tinha entrado no veículo já em São Paulo, mas o profissional garantiu que Nino tinha viajado do litoral de SP.



“Como também sou tutora, meu coração apertou. Me senti responsável e trouxe para Praia Grande”, ressalta, explicando que o animal ainda tentou fugir mais uma vez para debaixo de outro carro, mas foi resgatado pelo marido de Vilma. “Graças a Deus, deu tudo certo”, finaliza.


Na família

Nino foi adotado pela família de Carla há cerca de dois anos, quando tinha poucos dias de vida e estava abandonado em uma caixa de papelão na chuva, junto com a mãe e irmãos. “A ideia era dar um lar provisório, só que me apaixonei”, explica a fotógrafa, que também tem a gata Sofia, irmã dele. Ela doou a mãe dos filhotes no fim do ano passado. Hoje, o filho de Carla de 9 anos, Felipe, é o “pai” de Nino.


Felipe, de 9 anos, é o pai do gato 'Nino'
Felipe, de 9 anos, é o pai do gato 'Nino'   Foto: Arquivo Pessoal

Logo A Tribuna