Academias da Saúde voltam a ter atividades presenciais em Praia Grande

Retorno só foi possível depois de serem adotadas as medidas preventivas conta a Covid-19

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/12/20  -  06:49
Atualizado em 09/12/20 - 07:01
Será aceito corrida em esteiras
Será aceito corrida em esteiras   Foto: Reprodução

As Academias da Saúde de Praia Grande voltaram a realizar atividades presenciais. O retorno só foi possível por conta da implantação nas unidades das medidas preventivas relacionadas à pandemia da Covid-19, com destaque para a obrigatoriedade do uso de máscara, utilização do álcool em gel, além do distanciamento entre as pessoas.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Outra ação tomada foi a redução do número de participantes em cada turma, e a criação de novos horários. Por exemplo, uma aula de alongamento que antes reuniria 10 alunos, hoje conta com até seis participantes. Também ocorreu o aumento do intervalo entre as turmas, evitando, desta forma, o cruzamento dos alunos.


"As Academias estão sediadas em áreas amplas e arejadas, tendo capacidade para comportar um maior número de alunos. Mesmo assim, a Sesap entendeu como uma medida que resguarda os participantes, optar por um número reduzido em cada atividade. Usamos a metragem total do local para calcular a quantidade de pessoas", explicou a diretora de Promoção à Saúde, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Camila Vicente Ribeiro.


Logo que a pandemia começou e as aulas foram paralisadas, a Sesap começou a disponibilizar de forma online atividades ministradas pelos professores das Academias da Saúde. Todo o material ficou disponível gratuitamente nas redes sociais da prefeitura. "Tudo isso foi pensando no bem-estar das pessoas cadastradas nas nove unidades da Academia da Saúde da cidade. Agora, com esse retorno, aos poucos tudo volta ao normal. Sempre respeitando as regras de biossegurança", comentou a diretora.


Academias da Saúde


Atualmente, cerca de 700 alunos estão matriculados nos equipamentos. Todas as atividades realizadas nas contam com a supervisão de um profissional de educação física. As unidades são gerenciadas pela Sesap.


As academias funcionam também como polos voltados ao debate, divulgação e difusão de informações de temas relevantes para a sociedade, inclusive voltadas a campanhas como de combate contra a dengue. Grupos de dança e teatro tsmbém foram criados pelos próprios alunos em algumas unidades.


Logo A Tribuna