UPA que trata paciente com covid no litoral de SP opera sem gerador de energia

Cenário é visto com preocupação sob a hipótese de gravidade caso venha ocorrer uma queda de energia na unidade de saúde

Por: Cássio Lyra  -  01/07/21  -  11:15
Atualizado em 01/07/21 - 13:22
   Denúncias apontaram que a UPA de Mongaguá opera sem gerador
Denúncias apontaram que a UPA de Mongaguá opera sem gerador   Foto: Reprodução/Facebook

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mongaguá, uma das principais unidades de saúde no atendimento de pacientes com Covid-19 na cidade, está operando sem gerador de energia. A prefeitura afirmou que o equipe passa por vistoria técnica e deve passar por manutenção.


A denúncia sobre a falta do gerador foi constatada pelo vereador Anderson Clark (PSDB), que esteve na unidade de saúde na manhã de quarta-feira (30), acompanhado do vereador Pelé da Cocheira, e conferiu a situação do equipamento.


"Conversamos com a administração da UPA que nos recebeu prontamente e confirmou que o equipamento está sem funcionamento, mas que já foi solicitada a manutenção do mesmo. Questionamos sobre um equipamento reserva e a informação que tivemos é de que não existe nenhum gerador fixo ou móvel substituto para o que está em manutenção, o que nos faz crer que o contrato com a empresa responsável não prevê esta substituição fundamental", relatou o parlamentar.


A situação é vista com gravidade, uma vez que caso o hospital fique sem energia isso comprometeria todos os pacientes internados, inclusive os que estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid.


ATribuna.com.br procurou a Prefeitura de Mongaguá, que afirmou que o gerador está passando por vistoria técnica e deve passar por manutenção periódia. Confira o posicionamento na íntegra:


A UPA de Mongaguá conta com um gerador, que está passando por vistoria técnica e deve passar por manutenção periódica. A Administração Municipal está providenciando, inclusive, a locação de um equipamento suplementar, quando os procedimentos de manutenção forem realizados.


   Vereadores Anderson Clark (PSDB) e Pelé da Cocheira (PSDB) estiveram na UPA na quarta-feira (30)
Vereadores Anderson Clark (PSDB) e Pelé da Cocheira (PSDB) estiveram na UPA na quarta-feira (30)   Foto: Reprodução/Facebook

Logo A Tribuna