Tubarão volta a aparecer em praia do litoral de SP e prefeitura faz alerta; VÍDEO

Administração municipal emitiu alerta após animal reaparecer na noite desta segunda (21)

Por: ATribuna.com.br  -  22/02/22  -  12:09
Atualizado em 22/02/22 - 12:51
Tubarão voltou a aparecer na noite desta segunda-feira
Tubarão voltou a aparecer na noite desta segunda-feira   Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal Nícolas Schukkel

A Prefeitura de Itanhaém emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (22), após o tubarão avistado na tarde de segunda-feira (21) reaparecer horas depois na Praia do Centro, na Boca da Barra.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!



O primeiro flagrante do tubarão da espécie galha preta ocorreu por volta das 15h30. À noite, ele foi visto novamente, por volta das 23h.


A Administração Municipal encaminhou para A Tribuna um alerta visando orientar os banhistas em caso de aparições de animais marinhos durante a permanência no mar.


A recomendação à população é não se aproximar de tubarões e outros animais, manter distância e acionar o Instituto Biopesca, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras na Bacia de Santos.


O Biopesca pode ser chamado pelo (13) 99601-2570. Outras opções são a Polícia Militar Ambiental, por meio do telefone (13) 3422-3765, e o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.


Buscas pelo tubarão na Boca da Barra

Por meio de nota, o Instituto Biopesca informou que sua equipe esteve na Boca da Barra nesta terça-feira, à procura do tubarão cujo encalhe foi notificado por meio de acionamento. Ao chegar no local, o animal não estava mais lá.


No dia anterior (segunda-feira), a instituição foi avisada da presença de um tubarão ainda vivo e orientou os bombeiros marítimos a levarem o animal para águas mais profundas, já que ele fica desorientado no raso e, assim, poderia ter mais chances de sobrevivência.


O Instituto Biopesca é uma organização não governamental que atua na área de conservação marinha. A instituição sempre orienta os banhistas a se manterem afastados de animais marinhos que encalham na praia e acionem os órgãos responsáveis a fim de manter sua segurança e também a do animal.


Especialistas explicam sobre cuidados

O biólogo Daniel Monteiro Bortone explica que a espécie só não é considerada ameaçada de extinção porque não há demanda para consumo. "Normalmente não é consumido por nós. Os pescadores costumam soltar quando pegam, mas muitos ficam feridos durante a captura de rede e, provavelmente, foi o caso desse".


Otto Gadig, professor da Unesp de São Vicente e especialista em tubarões e arraias, afirma que é comum o aparecimento da espécie naquela região, principalmente no verão. "Ele não oferece perigo. O que se recomenda é deixá-lo em paz. Está ameaçado de extinção sim. Essa espécie normalmente não está associada aos acidentes com seres humanos", tranquiliza.


Logo A Tribuna