Professor do litoral de SP cria projeto para pintar paredes de escolas de graça

Ideia foi colocada em prática no início de 2020 e já possui 14 escolas aguardando sua vez de ganhar novas cores

Por: Natalia Cuqui  -  07/07/21  -  14:33
   Rafael Goulart mudou-se para Peruíbe há cerca de dois anos para dar aula na rede municipal de ensino.
Rafael Goulart mudou-se para Peruíbe há cerca de dois anos para dar aula na rede municipal de ensino.   Foto: Arquivo Pessoal/Rafa Goulart

Um professor da rede municipal de Peruíbe, Rafael Goulart, de 35 anos, tem usado voluntariamente os seus dias de folga para dar mais cor e vida às paredes de algumas escolas do litoral sul.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O pedagogo contou à reportagem de A Tribuna que dá aula há mais ou menos 8 anos e saiu de Santos há cerca de 2 anos após ser aprovado no concurso público em Peruíbe. Seu projeto foi batizado com o nome "Transformando Escolas" e pode ser conferido neste Instagram.


"No total, já foram 10 escolas pintadas e outras 14 que estão aguardando sua vez. Vou aproveitar o recesso no mês de julho para pintar mais 3 unidades de ensino, minha missão é deixar as escolas com cara de escola", explicou.


   Desde o início de 2020, foram pintadas 10 escolas por Rafael.
Desde o início de 2020, foram pintadas 10 escolas por Rafael.   Foto: Arquivo Pessoal/Rafa Goulart

Rafael dá aula em apenas uma escola, para uma turma de quinto ano e conheceu todas as outras unidades apenas quando foi pintá-las: "iniciei o projeto no início de 2020, a maior recompensa de um professor é ver a evolução e desenvolvimento dos alunos".


O professor conta que busca inspirações junto com a comunidade escolar, como desenhos animados infantis, e sempre tenta se adequar à faixa etária da unidade de ensino que será pintada. Ele aprendeu a desenhar já na faculdade, e conta que melhora mais a cada arte feita.


"Aprendi a desenhar depois de velho, a cada pintura vou aprimorando e evoluindo o traço. Minha maior vontade é que o projeto cresça, para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Ele tomou proporções maiores do que eu imaginava, e isso é bem legal", finaliza ele.


Logo A Tribuna