Ossada gigante encontrada no litoral de SP desaparece misteriosamente em menos de dois dias

Segundo o Instituto Biopesca, a ausência do material dificulta investigações sobre a espécie da baleia

Por: ATribuna.com.br  -  24/05/21  -  12:24
  Esqueleto desapareceu no dia seguinte. Uma das hipóteses é que os ossos foram levados pela maré
Esqueleto desapareceu no dia seguinte. Uma das hipóteses é que os ossos foram levados pela maré   Foto: Arquivo Pessoal/Marcelo Rodrigues e Divulgação/Instituto Biopesca

A ossada de uma baleia que apareceu na última sexta-feira (21) na Praia Barra do Una, em Peruíbe, desapareceu misteriosamente no dia seguinte. De acordo com o Instituto Biopesca, no último sábado (22), a equipe recebeu a confirmação que o esqueleto não estava mais no local. A hipótese é que os ossos teriam sido removidos pela maré ou até mesmo por pessoas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em nota, o Instituto informou que foi acionado na sexta-feira (21) para investigar a presença da ossada no local, porém, por conta da chuva e dificuldade de acesso à praia - que fica na Estação Ecológica Juréia Itatins - os profissionais não puderam ir até a região: "O Instituto Biopesca foi acionado por um popular avisando sobre a presença da ossada de uma baleia na praia do Barra do Una, no Parque da Jureia, área de conservação ambiental. No sábado à noite, houve a confirmação de que na sexta-feira de manhã os ossos estavam realmente na praia, mas que já não se encontravam mais no local. As possibilidades são terem sido removidos pela maré ou mesmo por pessoas".


O Instituto Biopesca ainda informou que está investigando o motivo da ossada estar naquele ponto. Uma das hipóteses da equipe é que o esqueleto trata-se dos restos de uma baleia encalhada já sem vida em área próxima. O encalhe ocorreu em 2018 e, em decorrência da sua localização, não foi possível enterrá-la.


“A maré pode ter levado a carcaça e tê-la depositado no local em que a ossada foi encontrada”, explica o médico veterinário Rodrigo Valle, coordenador geral do Instituto Biopesca. Porém, a ausência de material impossibilita a obtenção de informações a respeito do animal, como a espécie.


Segundo o morador do local que encontrou a ossada, Marcelo Rodrigues Justiniano, de 46 anos, a maré está cheia nesta segunda-feira (24). "Agora a maré está cobrindo o lugar que ela estava. Ontem [domingo] ainda tinha uns vestígios dela, uns três ossos, pelo menos na hora que eu passei enquanto a maré estava baixa", explica.


Instituto Biopesca


O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca, portanto, monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.


Relembre o caso


O esqueleto de uma baleia apareceu na tarde desta sexta-feira (21) praia da Barra do Una, em Peruíbe. Um morador do local ouvido por ATribuna.com.br afirmou que a ossada tinha cerca de quatro metros. Ele registrou diversas fotos que impressionaram internautas nas redes sociais. Apesar de algumas hipóteses sobre a origem do animal, o fato ainda é um 'mistério' para especialistas, já que não há como ter certeza de qual espécie se tratava.


  Segundo morador que tirou as fotos, ossada tinha cerca de quatro metros
Segundo morador que tirou as fotos, ossada tinha cerca de quatro metros   Foto: Arquivo Pessoal/Marcelo Rodrigues

Logo A Tribuna