No aniversário de Peruíbe, prefeito Luiz Maurício destaca as características da cidade

Município completa 63 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (18)

Por: Thiago D'Almeida  -  18/02/22  -  06:37
Prefeito Luiz Maurício fala sobre os avanços do município
Prefeito Luiz Maurício fala sobre os avanços do município   Foto: André Carrasco/Prefeitura de Peruíbe

Reduto da vida caiçara no Litoral Sul, porta de entrada da Reserva Ecológica da Jureia, cidade rica em belezas naturais e mistérios, Peruíbe completa 63 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (18). Aldeia indígena à época da colonização do Brasil, o lugar recebeu os jesuítas ainda no século 16. A estrada de ferro Santos-Juquiá e a cultura da banana deram novo impulso ao vilarejo, no início do século 20.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Com o passar dos anos, as praias e os sertões da Cidade atraíam visitantes e revelaram a vocação turística de Peruíbe, uma cidade que preza a sua História, mas não descuida do porvir. Por isso, em meio à celebração, a Prefeitura destaca os avanços recentes. Além disso, vislumbra um futuro ainda mais promissor para a cidade, que promete colher os frutos de seus esforços nos próximos anos. Nesta entrevista, o prefeito Luiz Maurício (PSDB) falou sobre as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, os investimentos em infraestrutura e obras públicas deste ano – que têm valor recorde na História do Município – e o foco no desenvolvimento sustentável.


Quais são os projetos e perspectivas para 2022?

Temos dado continuidade ao planejamento que fizemos desde 2017. Colocar a casa em ordem e preparar a Cidade para receber investimentos. Passamos o primeiro mandato fazendo isso e, quando começaríamos a colher os frutos, veio a pandemia.

Diante disso, priorizamos o enfrentamento ao coronavírus e reorganizamos a rota, mas agora chegou definitivamente a hora de isso acontecer. Reservamos mais de R$ 100 milhões para investimentos em infraestrutura e obras públicas para iniciar em 2022. É o maior pacote de investimentos da História da Cidade. Teremos obras de infraestrutura urbana, principalmente nos bairros que não possuem ruas pavimentadas, além de intervenções de interesse turístico e também nas áreas da Educação e Saúde.

Nossa cereja do bolo será a retomada da obra do hospital, cuja licitação está começando nesta semana. Temos a previsão de retomar a obra até julho e entregá-la até 2024.


Poderia citar os avanços conquistados desde o início do seu segundo mandato?

Além dos investimentos no enfrentamento da pandemia, destaco a alta aprovação do funcionamento da maternidade, as obras de pavimentação no Nova Peruíbe – onde estamos pavimentando mais de 90% de um bairro que não tinha nenhuma rua nesse molde. Também posso citar as obras de reforma e ampliação de escolas, assim como o programa Peruíbe Negócios, que vem capacitando a população e abrindo portas para investimentos na Cidade.


Como estão os investimentos na área da Saúde?

Entregamos a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Bruno Covas, no Jardim Brasil, em fevereiro do ano passado. Trata-se de uma unidade que tem ajudado muito na ampliação do atendimento à população da região. Estamos finalizando a reforma e a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Guaraú, que deve ficar pronta até abril deste ano. O funcionamento da maternidade tem sido altamente aprovado. Adquirimos veículos e ambulância, além de fortalecer a rede de atenção básica. O hospital, que é nosso grande sonho, terá a obra retomada este ano, provavelmente até julho.


E na Educação?

Tínhamos como meta 20 escolas reformadas e ampliadas para este mandato. Estamos entregando três agora, entregamos três no ano passado e vamos iniciar obras em mais 11 ainda este ano. Fora isso, adquirimos notebooks para todos os professores, equipamos as escolas e montamos uma comissão para tratar da equiparação salarial da rede de ensino. Até o meio do ano teremos boas novidades.


E na Segurança Pública?

Nossa meta para este ano é um novo concurso público para contratação de mais guardas civis municipais (GCMs), a aquisição de novas viaturas, a instalação de uma base no bairro Ruínas, além do aumento das câmeras do sistema de monitoramento em mais de 30% e a implantação da Atividade Delegada.


Como é feita a política de geração de renda de Peruíbe?

Temos números razoáveis nessa pauta, mesmo com toda essa crise, mas acredito no sucesso do programa Peruíbe Negócios. Temos acompanhado os primeiros sinais, mesmo com o programa tendo apenas seis meses de implantação. A capacitação da mão de obra local e o incentivo a investidores com a reforma de legislações municipais certamente ampliarão o mercado de trabalho na Cidade. Quando pensamos em Santos e Cubatão, logo relacionamos as cidades com o Porto e o Centro Industrial.


O que podemos classificar como o ponto forte de Peruíbe?

Sem sombra de dúvida, o turismo. Temos uma cidade com muita cultura, e destaco as Ruínas do Abarebebê, o Museu Arqueológico e nossas aldeias, praias, cachoeiras, lama negra, a Jureia, enfim, muitas atrações para atender a população. Temos esse olhar e a Cidade tem recebido prêmios como destaque no ecoturismo.


Quais os principais desafios que Peruíbe tem pela frente?

Tenho falado que esses quatro anos do segundo mandato serão focados no desenvolvimento sustentável da Cidade. Acelerar a economia com medidas de apoio aos investidores para gerar emprego à nossa população. Estamos em constante diálogo com a sociedade e tratando de pautas com esse foco, em especial nas áreas do turismo e da construção civil.


Desses que foram citados, qual demanda mais atenção?

A reforma das legislações municipais tem despertado uma atenção muito grande. Quando falo em desenvolvimento, falo em desenvolvimento sustentável e responsável. Não podemos deixar a Cidade perder suas características, que tanto nos encantam. A reforma de legislações como o Plano Diretor, Código de Obras e Código Tributário tem tido essa atenção.


Como resolver essa questão?

Com muito trabalho e com uma equipe séria e que ama Peruíbe. Estamos avançando muito e vamos colher excelentes frutos ainda.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna