Mercado que vendeu carne com larvas é multado por produtos vencidos no litoral de SP

Agentes do Procon-SP também constataram produtos sem preço de pagamento à vista

Por: Daniel Gois  -  13/07/22  -  19:30
Atualizado em 13/07/22 - 20:36
Azeitonas vencidas foram encontradas em unidade do Extra de Itanhaém, litoral de SP
Azeitonas vencidas foram encontradas em unidade do Extra de Itanhaém, litoral de SP   Foto: Divulgação/Procon-SP

Uma fiscalização ocorrida na unidade do Mercado Extra de Itanhaém, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (13), apontou produtos com validade vencida e sem preço para pagamento à vista. A vistoria ocorreu após uma turista encontrar larvas em carnes compradas no estabelecimento, o que provocou vômitos nos familiares dela.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A ação foi feita pela divisão do Procon-SP na Baixada Santista, em conjunto com a Vigilância Sanitária de Itanhaém. De acordo com o Coordenador Regional do Procon em Santos, Fabiano Mariano, o mercado será multado em R$ 187 mil por conta das irregularidades.


"No que compete ao Procon-SP, verificamos que o mercado praticava produtos sem preço para pagamento à vista e alguns produtos com prazo de validade vencido. Foi lavrado um auto de constatação com essas duas irregularidades", explica.


Em relação aos produtos vencidos, os agentes do Procon encontraram algumas azeitonas em conserva que valiam até segunda-feira (11).


Vistoria em açougue

Segundo a Vigilância Sanitária de Itanhaém, não foram encontradas irregularidades no armazenamento das carnes.


O relatório da vigilância apontou que os produtos estavam armazenados em local adequado e dentro da temperatura ideal, além de estarem dentro do prazo de validade.


A última vistoria geral ao mercado ocorreu no dia 12 de maio, dois meses antes da denúncia. A vigilância aponta que, naquela época, o estabelecimento já cumpria todas as exigências do município.


Agentes do Procon e da Prefeitura de Itanhaém estiveram em unidade do Extra
Agentes do Procon e da Prefeitura de Itanhaém estiveram em unidade do Extra   Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Posicionamento

Em nota, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), que administra a rede Extra, disse que as irregularidades apontadas pelo Procon foram resolvidas imediatamente. Confira a resposta na íntegra.


A rede informa que os apontamentos feitos pelo Procon, e sinalizados em auto de constatação, foram imediatamente resolvidos: o item vencido foi descartado e foram colocadas etiquetas de preço nos produtos sinalizados. Esses casos foram isolados e não estão em linha com as diretrizes da companhia; os colaboradores foram reorientados.


Ainda, vale ressaltar que, durante a visita técnica, todas as áreas internas da loja foram inspecionadas, incluindo depósito, câmaras frias e áreas de perecíveis, e todos os pontos auditados estavam em conformidade.


Logo A Tribuna