Idosa fica em estado grave ao sofrer dois AVCs após ser picada por cobra no litoral de SP

Maria de Fátima Barbosa Greca foi picada na frente de casa e sentiu formigamento no corpo enquanto recebia soro

Por: Daniel Gois  -  21/03/21  -  16:00
Idosa foi picada por animal, da espécie jararacuçu, na frente de casa
Idosa foi picada por animal, da espécie jararacuçu, na frente de casa   Foto: Arquivo pessoal/Daniele Greca

Uma idosa de 63 anos foi picada por uma cobra na frente de casa em Itanhaém, litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (18). Ela foi levada às pressas pela família a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), logo após o ocorrido.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Após realizar exame de tomografia, foi constatado que Maria de Fátima Barbosa Greca havia sofrido dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). A filha, Daniele Barbosa Greca, conta que a mãe acabou pisando acidentalmente no animal ao sair de casa, na frente do portão, e foi picada em seguida.


Maria de Fátima foi levada pela família à UPA Jardim Sabaúna. Segundo Daniele, a mãe ficou em uma sala onde também estavam pacientes diagnosticados com Covid-19, já que a unidade não estaria isolando os pacientes infectados.


"Tiveram a capacidade de falar que ela não podia entrar pela porta de emergência, que ela precisava entrar pela frente. Pediram pra fazer ficha. Não podiamos visitá-la, porque ela estava em uma ala repleta de pacientes com Covid. Precisava de um cuidado melhor. Isso é revoltante", afirma a filha.


Maria de Fátima Barbosa Greca vive situação delicada após ser picada por cobra e sofrer dois AVCs em Itanhaém
Maria de Fátima Barbosa Greca vive situação delicada após ser picada por cobra e sofrer dois AVCs em Itanhaém   Foto: Arquivo pessoal/Daniele Greca

Enquanto recebia soro, Maria de Fátima começou a sentir os braços e as pernas formigarem. Foi quando os médicos notaram o princípio de AVC. Ela foi transferida para o Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, na sexta (19), onde realizou cirurgia e agora se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Segundo Daniele, a situação da mãe é gravíssima e delicada. Ainda não se sabe como ela irá reagir. A filha ressalta que Maria de Fátima é hipertensa, tem diabetes e, no ano passado, passou por cirurgia para introdução de três pontes de safena no coração.


Resposta


Em nota, a Secretaria de Saúde de Itanhaém diz que será destinada uma nova ala de isolamento, com ampliação de cinco leitos com suporte ventilatório para pacientes com Covid-19, em razão do aumento de infectados.


A diretoria clínica da unidade de saúde nega que pacientes com ou sem Covid tenham a mesma destinação. "As UPAs recebem os pacientes de emergência via Samu ou presencial e apos sua triagem os mesmos são divididos conforme a gravidade. Durante o processo inicial de atendimento e analise de informações, todos seguem o mesmo fluxo", diz a nota.


Ainda segundo a UPA Jardim Sabaúna, "não há vagas disponíveis em UTIs, nem mesmo em convênios ou particular,de forma que, independente da enfermidade de base, o paciente sempre permaneça em leito de estabilização atá a conclusão de exames e definição de vaga."


Logo A Tribuna