Família do litoral de SP descobre pneumonia grave em bebê após várias liberações de médicos em UPA

Noah Margheri Leonardo, de apenas um ano, precisou ser internado as pressas na UTI de um hospital de uma cidade vizinha

Por: Carlos da Hora  -  12/11/21  -  07:52
 Noah chegou a ser encaminhado para a UTI devido ao seu quadro
Noah chegou a ser encaminhado para a UTI devido ao seu quadro   Foto: Arquivo Pessoal

A família de Noah Margheri Leonardo, de apenas um ano, acusa a UPA de Peruíbe de negligência médica após levar o garoto várias vezes até a unidade de saúde e não receber atendimento adequado, nem mesmo um diagnóstico correto para tratar o bebê.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Avó do garoto, Maria Odete Margheri conversou com a reportagem de A Tribuna e relatou os momentos de angústia, medo e desamparo que sua família sofreu nos últimos dias. "Meu netinho começou a ficar doente e passamos por cinco dias consecutivos na UPA Peruíbe e todos os médicos falaram que ele não tinha nada e receitaram apenas analgésicos e anti-inflamatórios", afirmou a mulher de 59 anos.


Junto de Noah, a família teria ido a unidade de saúde todos os dias entre quarta (3) e domingo (7). Eles alegam falta de um diagnóstico preciso em todos os atendimentos.


Após notar que a criança não apresentava melhora, Maria Odete decidiu levá-lo até o PS Infantil de Itanhaém na terça-feira (9). "Lá fizeram exames e foi constatada uma pneumonia bacteriana grave dupla. A médica que nos atendeu pediu internação urgente na UTI do Hospital Guilherme Álvaro".


Já internado na Unidade de Tratamento Intensivo em Santos, Noah apresentou melhoras na quarta (10) e agora está em estado estável.


Segundo a avó do garoto, todo esse desespero poderia ter sido evitado e não fosse a busca por médicos da cidade vizinha o pior poderia ter acontecido. "Se tivessem ao menos pedido um exame, teria evitado que a criança chegasse a esse ponto", desabafou sobre os atendimentos na cidade onde mora.


O que dizem as prefeituras?


Em nota, a Prefeitura de Peruíbe informa que, de acordo com os relatórios, o paciente foi atendido apenas em duas datas: sábado (6) e segunda-feira (8). Segundo os registros, nas duas datas, o paciente foi avaliado pelos pediatras e medicado. Ainda assim, a pasta acrescenta que levantará mais detalhes sobre o caso junto aos profissionais envolvidos nos atendimentos ao paciente.


Já Itanhaém confirmou o atendimento a Noah Margheri e também o encaminhamento a Santos após avaliação médica. Ainda segundo informações da UPA Infantil todos os procedimentos foram adotados normalmente. Detalhes do prontuário não foram fornecidos devido ao sigilo médico.


Logo A Tribuna