São Sebastião tem nova empresa de transporte público
Prefeitura assinou contrato com a empresa Sancetour, vencedora da licitação em substituição à Ecobus
![A nova empresa começa a operar a partir das 7h desta sexta-feira (11)](http://atribuna.inf.br/storage/Cidades/Litoral_Norte/img2051659912560.webp)
A Prefeitura de São Sebastião assinou o contrato emergencial do transporte público com a empresa Sancetur (Santa Cecília Turismo Ltda), a 'SOU São Sebastião', vencedora da licitação promovida em substituição à Ecobus na tarde desta quinta-feira (10). A nova empresa começa a operar a partir das 7h desta sexta-feira (11).
O contrato de prestação de serviço prevê a utilização de 40 veículos. A empresa deverá preferencialmente, por meio de cadastro no PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador), contratar ex-trabalhadores da empresa que executava o serviço.
Durante a assinatura, feita na presença de representantes da empresa, sindicato da categoria, secretários municipais e vereadores, o prefeito Felipe Augusto explicou que não haverá alteração no valor da tarifa e das linhas. “A única mudança é que o transporte vai melhorar muito”, explica o prefeito.
Os usuários de transporte público que utilizam o Bus Card, devem retirar um extrato sobre o saldo do cartão de ônibus. Para facilitar, será disponibilizado, a partir da segunda-feira (14), um guichê de atendimento. Nesse período de transição entre empresas, as viagens serão pagas em dinheiro.
A Sancetur venceu a licitação promovida pela prefeitura, e foi contratada em caráter emergencial, por até seis meses, período em que o governo municipal realizará outro processo licitatório com o objetivo de definir uma empresa para operar o serviço nos próximos anos.
A contratação da Sancetur foi possível após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspender a liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (STSP) que permitia a permanência da Ecobus em São Sebastião.
Nos últimos meses, a Ecobus conseguiu manter a prestação do serviço por meio de medidas liminares na Justiça, mesmo após o Tribunal de Contas do Estado (TCESP) ter considerado irregulares a licitação e o contrato feitos em 2011 pela Prefeitura.
Em abril de 2021, após realização de processo administrativo, a Prefeitura informou à empresa sobre a rescisão do contrato, com prazo de encerramento das atividades no dia 6 de maio. A Ecobus recorreu à Justiça local, mas não obteve sucesso; então recorreu ao TJSP, onde conseguiu a liminar, que suspendeu a licitação que a prefeitura realizaria. Na segunda-feira (7 de junho), porém, a decisão do STJ definiu a saída da empresa e assegurou a licitação emergencial, prevista em lei.