Prefeito do litoral de SP critica concessão de travessias e teme 'grandes transtornos'

A falta de diálogo sobre a privatização é criticada

Por: Daniel Gois  -  06/02/22  -  15:36
Prefeito de Ilhabela, no litoral de SP, Toninho Colucci questiona concessão de travessias
Prefeito de Ilhabela, no litoral de SP, Toninho Colucci questiona concessão de travessias   Foto: Marcelo Suobhia/Governo de São Paulo

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), demonstra preocupação com a concessão do sistema de travessias litorâneas do Estado de São Paulo para a iniciativa privada. A ligação é o único acesso entre o município e São Sebastião, ambos no Litoral Norte. Ele critica a falta de diálogo com a Prefeitura, além de temer uma possível alta no número de veículos e visitantes, o que, segundo ele, pode ficar fora de controle e gerar um impacto ambiental negativo à ilha.


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Em entrevista para A Tribuna, Toninho Colucci disse que tenta, há mais de um ano, conversar com o Estado sobre o modelo de privatização, mas sem sucesso.


"Não teve conversa conosco. Nós nos dispusemos a assumir o serviço de travessia. A gente está disposto a isso, (de) tão importante (que) é para gente esse serviço", afirma o prefeito.


Colucci também teme que o município do litoral de São Paulo tenha, com a privatização, uma demanda de veículos maior do que possa atender. Ele questiona, além do valor da tarifa, o modelo de concessão como um todo.


"Contratamos um plano de carga para avaliar quantos veículos podem entrar na cidade sem causar grandes transtornos. Mais do que o valor (da tarifa), é o modelo da concessão que nos interessa. Como vai ser prestado o serviço, qual é o tratamento que a população de Ilhabela vai receber. Nossa única entrada é a balsa. A gente quer discutir tudo isso", relata o mandatário.


Por fim, ele reforça que a Prefeitura de Ilhabela está disposta a assumir a administração da travessia com São Sebastião.


Privatização

O projeto de concessão prevê que, para a travessia de São Sebastião/Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, haja um investimento de R$ 105,8 milhões.


Desse valor, R$ 77 milhões são investimentos obrigatórios, como ampliação da capacidade das embarcações e melhorias no sistema de infraestrutura da travessia. Os outros R$ 28,8 milhões são custos de operação, como combustíveis, materiais, manutenção, profissionais, seguro, entre outros.


O investimento obrigatório previsto pelo Estado para todas as travessias é de R$ 280 milhões. Além de São Sebastião/Ilhabela, há três travessias na Baixada Santista (uma para pedestres e duas para veículos), e outras quatro no Vale do Ribeira (uma para pedestres e três para veículos).


Resposta

Em nota enviada para A Tribuna, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo disse que "defende o diálogo e a transparência nas ações de política pública". A pasta cita que apresentou o projeto de concessão em uma audiência pública, realizada no dia 26 de maio do ano passado.


"A SLT destaca ainda que a concessão vai garantir R$ 280 milhões em investimentos em todo o sistema. A melhoria das travessias é uma demanda antiga da população e o capital privado vai modernizar e ampliar o serviço, trazendo comodidade, segurança e desenvolvimento para as cidades atendidas. Além disso, a concessão vai gerar empregos e aumentar a capacidade das embarcações, trazendo mais agilidade nos deslocamentos", diz a nota.


Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci questiona modelo de concessão de travessias litorâneas
Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci questiona modelo de concessão de travessias litorâneas   Foto: Reprodução/Facebook

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