Ventania pode ter contribuído para batida de navio na travessia Guarujá-Santos, diz especialista
Segundo o ex-capitão dos portos Alberto Pinheiro de Carvalho, a atividade de navegação é segura; caso é investigado
Para o ex-capitão dos portos e atual diretor de Relações Institucionais da Brasil P&I, Alberto José Pinheiro de Carvalho, o horário do acidente em que um navio da Hamburg Sud bateu no flutuante onde faz o embarque e desembarque de ciclistas da travessia de balsas entre Santos e Guarujá havia muito vento e isso é fator complicador para manobra de navio em águas restritas, como no canal do Estuário.
“Aconteceu uma situação meteorológica adversa, com rajadas intensas. Não podemos afirmar que essa foi a causa, pois teremos uma investigação e pode ter sido uma falha mecânica, mas é algo que chama a atenção”.
Alberto José lembrou de um caso semelhante que ainda está em andamento no Tribunal Marítimo. Em 2018, um navio porta-contêineres colidiu contra três balsas que transportam veículos. Na ocasião, ninguém se feriu.
“É um processo que demora. Nesse caso, em particular, temos de considerar a pandemia. Até a conclusão dos trabalhos, deve demorar de três a quatro anos”.
Após o começo da investigação pela Capitania dos Portos de São Paulo, os detalhes serão encaminhados ao Tribunal Marítimo e à Procuradoria Especial da Marinha.
“No Porto de Santos, circulam 5 mil navios por ano e, graças a Deus, a atividade de navegação busca atingir padrões de segurança mais elevados. A atividade é segura na região. Mesmo com a questão dos aumentos de cargas e movimentação de navios, a incidência de acidentes é pequena”, explica o ex-capitão dos portos.
Com relação ao ressarcimento dos danos materiais, o diretor de Relações Institucionais da Brasil P&I diz que as partes devem tentar entrar em um acordo, além do seguro, que avaliará toda a situação.
O navio de contêineres Cap San Antonio atingiu um flutuador utilizado para o embarque e desembarque de ciclistas das balsas que fazem a travessia entre Santos e Guarujá. O acidente ocorreu por volta das 13h30 deste domingo e não deixou vítimas.
Imagens do acidente, que circularam nas redes sociais, mostram um buraco no casco do navio, ocasionado pela colisão com o píer e o atracadouro da balsa.
Horas após o acidente, imagens de ATribuna.com.br mostram o cenário de destruição causado pelo acidente, enquanto que fiscais e peritos de autoridades responsáveis inciavam apuração das causas que levaram ao colisão.