Válter Suman projeta melhorias na infraestrutura de Guarujá após retorno ao cargo

Em entrevista para A Tribuna, prefeito citou planos para o restante do mandato

Por: Daniel Gois  -  19/07/22  -  09:55
Atualizado em 19/07/22 - 13:56
Após reassumir mandato, Válter Suman fala em melhorar infraestrutura de Guarujá
Após reassumir mandato, Válter Suman fala em melhorar infraestrutura de Guarujá   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Um mês após o retorno ao comando da Prefeitura de Guarujá, o prefeito Válter Suman (PSDB) fala em promover melhorias na infraestrutura da cidade até o fim do mandato, que se encerra em 2024. Devido a uma decisão judicial, ele ficou afastado por quase três meses, em função de uma investigação da Polícia Federal (PF).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Suman cita que tem discutido o prolongamento da Avenida Dom Pedro, uma das mais movimentadas da cidade. Outra ação mencionada pelo prefeito é a pavimentação de 3,4 mil metros da Avenida Marginal, que liga a Rodovia Cônego Domenico Rangoni aos terminais portuários.


"Existem avanços significativos em tratativas com o Governo do Estado, como o prolongamento da Avenida Dom Pedro. A pavimentação da (Avenida) Marginal é de um significado importantíssimo. Por dia passam cerca de 2.5 mil a 3 mil caminhões. É importante para o Guarujá, para o Brasil e para o mundo. É uma sucessão de frentes de trabalho e ações que estamos desenvolvendo de forma bastante intensa", afirma, em entrevista para A Tribuna.


Outros assuntos mencionados pelo prefeito na parte de infraestrutura são o Aeroporto Civil Metropolitano, que funcionará dentro da Base Aérea de Santos, e a pavimentação da Estrada Perequê-Bertioga. Suman ainda destaca o incremento de lâmpadas de LED para melhorar a iluminação de Guarujá e as mobilizações para promover emprego e geração de renda.


"Há um planejamento bem consistente para os próximos 5 a 10 anos. Evitamos que perdêssemos a sede da Polícia Militar Ambiental e que tivéssemos uma turbulência nos restaurantes populares. As crianças estão recebendo kit escolar, uniforme e material. O Plano Diretor está sendo muito bem estudado em todos os segmentos da sociedade. As perspectivas são as melhores possíveis", afirma Suman.


Afastamento e retorno

Válter Suman reassumiu a Prefeitura de Guarujá em 20 de junho, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que anulou as medidas cautelares impostas pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).


O prefeito foi afastado pelo TRF-3 no dia 29 de março. Ao todo, foram 84 dias longe do cargo. Durante o período, Suman também usou tornozeleira eletrônica.


O chefe do Executivo de Guarujá é alvo de um inquérito da Polícia Federal que apura desvio de recursos públicos nas áreas da Saúde e Educação, por meio da Operação Nácar.


Justiça

Ao ser perguntado se teme um novo afastamento, Válter Suman disse que irá responder à Justiça sempre que for solicitado.


"Meu corpo jurídico tem trabalhado muito bem nesse sentido. Em todas as vezes que formos chamados, iremos responder, sempre com pleno direito a defesa, que é fundamental. Tenho uma vida pautada pelo trabalho. Estaremos respondendo nos fóruns competentes com meu grupo jurídico", comenta.


Logo A Tribuna