Semana do Meio Ambiente no Guarujá começa com formatura de 27 novos agentes

Ato que oficializa os novos agentes ambientais acontece na tarde desta terça-feira (1º), no paço municipal

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/06/21  -  04:00
 Os novos agentes ambientais são moradores dos bairros Perequê e Sítio Conceiçãozinha
Os novos agentes ambientais são moradores dos bairros Perequê e Sítio Conceiçãozinha   Foto: Diego Marchi/PMG

Guarujá inicia a Semana do Meio ambiente com a formatura de 27 munícipes como agentes ambientais. A oficialização acontece no paço municipal, nesta terça-feira (1º), às 16 horas, com presença do prefeito Válter Suman, que também assinará os termos de compromisso do ‘Programa Cidades Sustentáveis’ e do ‘Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia’, que estimularão um desenvolvimento cada vez mais sustentável da cidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os novos agentes ambientais são moradores dos bairros Perequê e Sítio Conceiçãozinha e integram o projeto denominado ‘Cidadania Viva: Formação de agentes ambientais nas comunidades de Guarujá’, criado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Secretaria de Habitação (Sehab) desde 2018.


A capacitação foi concluída após três meses, e envolve tanto aulas teóricas de cidadania e legislação ambiental, como também saída em campo. Na prática, são realizadas visitas técnicas em cooperativas de reciclagem e centros de compostagem, além de mutirões para a limpeza de mangues, rios, palafitas e ruas.


Ao todo, segundo a prefeitura, cinco comunidades guarujaenses já participaram do projeto. São elas Prainha, Cantagalo, Perequê, Sítio Conceiçãozinha, além de moradores do Parque da Montanha. O objetivo da Administração Municipal é motivar a população a reproduzir ações menos agressivas ao meio em que vivem, de modo a multiplicar em suas comunidades os aprendizados adquiridos durante a formação.


“Estimular a consciência ambiental e a geração de renda a partir deste contexto tem sido nosso maior desafio. O manuseio de materiais recicláveis é transformador, pois impacta diretamente o desenvolvimento humano”, analisa o secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Aranha.


“Entendemos que o conhecimento desta cadeia ainda é muito limitado, por isso, implantar essa dinâmica em nossas comunidades nos dará um resultado mais que satisfatório a longo prazo”, conclui.


Durante a cerimônia, mudas de árvores nativas serão distribuídas aos presentes, e acontecerá a demonstração do projeto piloto ‘Beat Plastic Poluttion’, que terá atividades lúdicas e mostrará as problemáticas e consequências causadas pela poluição marinha por meio do plástico.


Logo A Tribuna