Sem o equipamento no PAM, família precisa comprar sonda para idoso se alimentar em Guarujá

Segundo a filha de Urbano de Albuquerque, ele já foi encaminhado para cerca de 30 consultas na cidade

Por: Carlos da Hora  -  04/10/20  -  00:02
Segundo a filha de Urbano de Albuquerque, ele já foi encaminhado para cerca de 30 consultas
Segundo a filha de Urbano de Albuquerque, ele já foi encaminhado para cerca de 30 consultas   Foto: Arquivo Pessoal/Célia Albuquerque

Célia Aparecia de Albuquerque passa por momentos de estresse desde maio para conseguir uma consulta especializada para o seu pai, que sofreu um AVC em Guarujá.


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Segundo a moradora do bairro Cachoeira, desde o começo do ano, a família já encaminhou o aposentado Urbano de Albuquerque para cerca de 30 consultas divididas entre UPAs e Usafas da cidade. Contudo, os médicos que o atendem afirmam que ele precisa de um especialista, para o qual ele não foi encaminhado em nenhuma das vezes. 


Para Célia, o ápice do descaso aconteceu na última terça-feira (29). "Primeiro pedimos uma ambulância para o meu pai, aí depois que passou 58 minutos e ela não tinha chegado, liguei novamente no 192. Afirmaram que o veículo já estava chegando". Pouco mais de uma hora depois, os enfermeiros chegaram e encaminharam o idoso até o PAM Rodoviária.


"Quando chegamos lá, ele ficou em uma maca no corredor enquanto aguardava o atendimento. Na consulta, a médica disse que ele precisava se alimentar para conseguir se recuperar bem das sequelas do AVC". A moradora de Guarujá ainda afirmou que a médica constatou que seu pai estava com infecção urinária e broncopneumonia e, mesmo assim, não foi internado no dia. 


Sonda nasoenteral comprada pela família do idoso
Sonda nasoenteral comprada pela família do idoso   Foto: Arquivo Pessoal/Célia Albuquerque

Ainda no posto de saúde, Célia contou que antes de ser liberado, Urbano teve de ser alimentado por uma sonda nasoenteral, que a família teve de comprar, pois o equipamento estava em falta na unidade de saúde. "Eles pediram para um familiar comprar o equipamento. E se não tivéssemos como comprar? O que iriam fazer?". Mesmo após a compra, o idoso foi liberado por volta de 23h, sem se alimentar.


Em nota, A Secretaria de Saúde (Sesau) esclareceu que está apurando o caso, mas ressaltou que o paciente já está recebendo todo o atendimento necessário, realizando exames e se encontra internado no PAM Rodoviária. 


A Sesau explica que a Sonda Nasoenteral não é material de uso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo um item utilizado apenas no Programa de Internação Domiciliar (PID) e nas Unidades de Saúde da Família (Usafa).


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