Procon notifica Sabesp por causa de falta de água em Guarujá
Segundo a prefeitura, a situação gera transtornos aos munícipes e turistas desde o dia 31 de dezembro de 2018
ACompanhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi notificada pelo Procon por causa da falta de água em alguns bairros, em Guarujá. Segundo a prefeitura, a situação gera transtornos aos munícipes e turistas desde o dia 31 de dezembro de 2018.
Com a medida, de acordo com a administração municipal, a Sabesp tema um prazo de 48 horas para prestar os devidos esclarecimentos, o que deve ser feito por meio de um relatório oficial justificando a interrupção do fornecimento de água que, até o momento, não foi restabelecida por completo.
Questionada sobre o problema, a companhia informou que recebeu a notificação do Procon e tem 48 horas para responder sobre o fornecimento de água. Mesmo assim, a empresa reforçou suas equipes de plantão e assim foram vistoriados os endereços em que se registrou alguma ocorrência, dispondo de caminhões-pipa para atendimento emergencial e técnicos para realizar intervenções como limpeza ou reparos de ramais e redes, a fim de melhorar a situação.
A empresa disse ainda que vem mantendo o abastecimento de água nas nove cidades da Baixada Santista. No entanto, durante a alta temporada de verão é comum encontrar situações que interferem no consumo interno de um imóvel.
Entre as situações mais comuns, segundo a Sabesp, está a superlotação de casas e prédios, onde as instalações hidráulicas e caixas d'água não atendem ao número de ocupantes.
A companhia alerta que o desperdício ainda é uma prática em dias de temperaturas mais elevadas, quando se vê banhos de mangueira e água de piscina sendo descartada todos os dias, gerando um aumento abrupto no consumo. Além das áreas de moradias irregulares, onde a empresa é impedida por lei de prestar serviços, que desviam água irregularmente, prejudicando o fornecimento local.
Atendimento ao consumidor
O Procon orienta aqueles que tiveram problemas com o abastecimento de água registrar sua reclamação nos canais de atendimento informando dia, hora e período da interrupção. O órgão fica naAvenida Adhemar de Barros, 218/222, no bairro Santo Antônio. Mais informações pelo telefone (13) 3355-6648.
A Sabesp também informou que possui o serviço gratuito de atendimento telefônico segue à disposição da população durante 24 horas, pelo telefone 0800-055-0195.