Prefeitura de Guarujá descarta reabrir academias

Administração Municipal, que já permitiu barbearias e salões de beleza, diz que aguarda posicionamento do Estado

Por: Da Redação  -  15/05/20  -  11:37
Academias da região permanecem de portas fechadas para evitar contágio
Academias da região permanecem de portas fechadas para evitar contágio   Foto: Matheus Tagé/AT

A Prefeitura de Guarujá descarta, no momento, a reabertura de academias na cidade ou qualquer nova medida de flexibilização, seja nas atividades comerciais ou no acesso às praias. A Administração Municipal afirma que vai aguardar novo posicionamento do Governo do Estado, que já ampliou a quarentena até 31 de maio. 


“A medida vai ao encontro de recomendação emitida pelo Ministério Público (MP) de São Paulo, por meio de promotores de Justiça da Comarca de Guarujá”, informa a prefeitura, em nota.  


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incluiu, na segunda-feira (11), por meio de decreto, as atividades de salões de beleza, barbearias e academias de esportes na lista de serviços essenciais. O Governo Estadual se posicionou contra o decreto federal. O governador João Doria (PSDB) disse que o Estado não têm condições sanitárias de permitir o funcionamento desses locais. 


Guarujá já havia liberado barbearias e salões de beleza (somente com hora marcada), desde o dia 21 de abril, por meio do decreto 13.610, que ampliou o número de estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia. 


“As normas foram flexibilizadas observando o regramento rígido com relação à intensificação das ações de higiene e limpeza e, em alguns casos, atendimentos restritos a agendamento prévio, de modo a evitar a aglomeração de pessoas”. 


Em relação ao decreto do Governo Federal sobre as academias, a Administração Municipal diz também que aguarda as orientações do Ministério da Saúde. 


Logo A Tribuna