Prefeitura de Guarujá dá 48 horas para Sabesp explicar falta de água em vários bairros

Prefeitura oficiou cobrando ainda um relatório detalhado com informações técnicas sobre a falta de abastecimento

Por: ATribuna.com.br  -  01/08/22  -  22:36
A Prefeitura já havia alertado a Sabesp sobre o problema por diversas vezes
A Prefeitura já havia alertado a Sabesp sobre o problema por diversas vezes   Foto: Helder Lima/PMG

A Prefeitura de Guarujá exigiu explicações efetivas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em até 48 horas, sobre a falta de abastecimento de água no Município. Ofício foi enviado à concessionária nesta segunda-feira (1º). Matéria sobre vários bairros com torneiras secas foi publicada em ATribuna no domingo (31).


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A Administração Municipal requer medidas do Plano de Escassez Hídrica, como a disponibilização de caminhões-pipa para o abastecimento emergencial nos bairros afetados. A pedido do Município, a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsesp) já esteve na Cidade fazendo vistorias nas instalações da Sabesp.


O documento cobra ainda um relatório detalhado com informações técnicas sobre a falta de abastecimento e explicações ao Conselho de Saneamento Ambiental de Guarujá. “O poder público municipal tem sido rigoroso e cobrado a Sabesp e a Arsesp a respeito desta questão. Semana passada nossas equipes realizaram uma agenda conjunta com todos os atores envolvidos para buscar soluções”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Lopes.


Reincidente
A Prefeitura afirma que já havia alertado a Sabesp sobre o problema por diversas vezes. Há sete dias, em 25 de julho, servidores públicos da Semam se reuniram com representantes do Ministério Público (MP), integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e Arsesp para alinhar a fiscalização técnico-operacional aos serviços da Sabesp no Município.


Os técnicos da Arsesp atuaram em Guarujá de segunda (25) a sexta-feira (29) fiscalizando as condições de operação e instalações dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e atendimento comercial prestados pela Sabesp. Foram verificados ainda a qualidade da água fornecida, falta de investimentos previstos, não atendimento ao contrato e reclamações de usuários.


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