Munícipes registram mar marrom em Guarujá

Fenômeno é causado pelo acúmulo de algas no fundo do mar, que vão à superfície com as chuvas

Por: ATribuna.com.br  -  27/04/21  -  19:53
 Manchas de cor marrom intrigaram munícipes de Guarujá
Manchas de cor marrom intrigaram munícipes de Guarujá   Foto: Reprodução

Moradores do Guarujá registraram, nesta segunda-feira (26), manchas de coloração marrom no mar. O fenômeno, que é natural, intrigou os munícipes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O acúmulo de algas seria uma das mais prováveis razões para que a coloração tenha se alterado. As chuvas podem alterar a salinidade do mar e levariam algas do fundo do mar para a superfície e a decomposição natural alteraria a coloração.


A reportagem de ATribuna.com.br entrou em contato com a Prefeitura de Guarujá, que afirmou em nota que acionou a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e está apurando o ocorrido. Confira a nota na íntegra:


A Prefeitura de Guarujá está apurando o ocorrido. Contudo, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que é o órgão responsável pela análise de balneabilidade das praias, foi acionada neste último domingo (25), e informou que uma equipe técnica seria encaminhada ao local para averiguar a situação.


Até a manhã desta terça-feira (27), o Município não obteve devolutiva da avaliação do órgão estadual, mas pelas características, entende-se que possa ser o fenômeno natural denominado maré vermelha ou floração de algas, que ocorre nos mares e ambientes de água doce, devido ao aumento da quantidade de microalgas.


A aglomeração das algas é percebida na superfície da água pela formação de uma grande mancha de coloração avermelhada, amarelada, alaranjada ou acastanhada. Mais informações podem ser fornecidas pela Cetesb.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna