Morador de Guarujá aponta inúmeros problemas do transporte público e cria abaixo-assinado

Entre as denúncias, estão questões relacionadas à retirada de linhas. Documento conta com mais de 200 assinaturas

Por: ATribuna.com.br  -  18/11/21  -  14:03
Atualizado em 18/11/21 - 14:05
  Foto:

Alvo de diversas reclamações de moradores de Guarujá, o transporte público da cidade virou tema de abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas pedindo melhorias. Entre as denúncias, estão questões relacionadas à retirada de linhas, responsável por causar transtorno na rotina dos munícipes. A empresa responsável pelo serviço no município é a City Transporte.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O segurança Cleiton de Melo Souza, de 43 anos, é o responsável pelo documento. Morador de Guarujá, ele utiliza o transporte público para trabalhar em Santos e, ao notar os problemas com ônibus, passou a pontuar os principais problemas para pedir soluções. No entanto, não obteve respostas da empresa. “Alegaram que não tem reclamação, que é um caso isolado”.


Desta forma, Cleiton resolveu realizar o abaixo-assinado com outros moradores para provar o ‘problema coletivo’ e pedir uma solução à City Transporte. “De segunda a segunda, utilizo o transporte público. Há muita demora e desconforto”, relata.


No documento encaminhado à Câmara Municipal de Guarujá, quatro pontos foram considerados. Entre eles, estão questões relacionadas às catracas no interior do Terminal de Passageiros de Vicente de Carvalho, cumprimento do itinerário de linhas noturnas, trajetos muito extensos e retirada de outras linhas. (Confira abaixo)


A Tribuna procurou a Prefeitura de Guarujá e a empresa City Transportes para posicionamento sobre as reclamações. A empresa não respondeu até a publicação desta Reportagem. A Administração Municipal, por sua vez, enviou uma nota. Leia na íntegra as reclamações e respostas:


• Catracas instaladas no Interior do Terminal de Passageiros de Vicente de Carvalho, atrapalhando a saída dos passageiros e causando filas e atrasos para quem precisa utilizar outros transportes, como barcas e catraias;

As catracas instaladas no terminal de passageiros atendem a especificações técnicas e são necessárias ao atendimento ao público, beneficiando o controle nas integrações e proporcionando agilidade ao funcionamento do transporte público, tanto no embarque quanto no desembarque de todos os usuários, inclusive com maior segurança.


• Linhas noturnas não cumprindo os horários do itinerário, causando atraso e colocando em risco a segurança dos passageiros;

O funcionamento das linhas noturnas é fiscalizado de forma constante e, quando necessário, são feitas intervenções pertinentes.


• Retirada de linhas durante o período noturno e aos fins de semana (como as linhas 61, 63 e 110);

A dinâmica de acesso às linhas é monitorada diariamente pela empresa concessionária do serviço e, nas linhas em questão, foi necessária uma readequação devido à baixa demanda, com o atendimento sendo suprido por outras linhas que as sobrepõem.


• Linhas noturnas com trajetos muito extensos, fazendo com que o passageiro percorra um caminho mais longo para chegar ao destino e precise deixar a residência mais cedo do que o habitual;

A Diretoria Municipal de Trânsito está em constante avaliação da demanda de usuários no período noturno, para que o atendimento siga os preceitos que constam do contrato firmado com a concessionária no que diz respeito à oferta de veículos à disposição. A frota de ônibus municipais segue o fluxo do trânsito permitido, esse delimitado por meio de estudos de viabilidade técnica e do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (Lei Municipal nº 216/2017).

Guarujá conta com a Central de Controle Operacional (CCO), que é responsável pela coleta de dados da operação da frota (ao longo do trajeto das viagens), análises operacionais, determinando ações sobre viagens e condução de veículos em trajeto.

A fiscalização garante um padrão de qualidade, com regularidade de tempo e outros indicadores de oferta. Assim, o transporte público atende os objetivos de diretrizes e políticas públicas nacionais e internacionais que tratam o tema, com integração modal, segurança viária e melhor inserção do transporte público na cidade.


Logo A Tribuna