Mapeamento vai indicar bairros de Guarujá com maior infestação de Aedes aegypti

Nesta semana, agentes estarão pela Enseada, Perequê e Pae Cará, em Vicente de Carvalho

Por: Por ATribuna.com.br  -  07/10/20  -  01:45
  Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Um mapeamento deve indicar os bairros de Guarujá com maior incidência de focos e criadouros de Aedes aegypti, agente transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. A Secretaria de Saúde de Guarujá (Sesau) realiza, neste mês, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA) no município. A primeira fase do mutirão acontece nessa semana, nas localidades como Enseada, Perequê e Pae Cará, em Vicente de Carvalho 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O estudo tem por objetivo identificar os locais com maior infestação, assim como os recipientes predominantes de criadouros em cada local. Segundo a prefeitura, a ação está prevista para ocorrer em todos os bairros do Município. “Esse estudo possibilitará o reforço de ações de controle e combate ao mosquito transmissor de doenças como, por exemplo, dengue, chikungunya e zika”, afirma, em nota, o poder público. 


As vistorias para buscar e eliminar possíveis focos do Aedes aegyti ocorrerão normalmente. Na ação, os servidores coletarão amostras das larvas encontradas, e a fim de evitar a propagação do novo coronavírus, os cuidados são redobrados. Para isso, os agentes utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas.   


Identificação  


Além dos EPIs, os servidores estão utilizando crachá e uniforme para visitar as casas. Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor, azul marinho, ambas com a seguinte frase na frente: ‘Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá’. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura e, nas costas, a informação: ‘Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue’. 


Em caso de dúvida, o munícipe pode ligar para o telefone (13) 3341-6569, identificar o nome do agente e verificar se a equipe está atuando no seu bairro. 


Logo A Tribuna