Infraero começa a construir terminal de passageiros do aeroporto em Guarujá

Primeiras estruturas foram entregues na Base Aérea do município neste mês

Por: ATribuna.com.br  -  07/09/21  -  17:57
 Módulos que vão compor o terminal de passageiros do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá começaram a chegar ao município
Módulos que vão compor o terminal de passageiros do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá começaram a chegar ao município   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Os primeiros módulos que vão compor o terminal de passageiros do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá começaram a chegar ao município. Até o próximo dia 16, a cidade deverá receber o restante das estruturas, informou a Prefeitura à Reportagem.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A ação integra a primeira fase do contrato firmado entre a Administração Municipal e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


O primeiro lote com quatro módulos que formarão o terminal chegou à cidade neste mês. São esperados mais 17 módulos para concluir a etapa.


As peças, oriundas de Goiás (GO), foram descarregados na Base Aérea, em Vicente de Carvalho, mesma região onde será instalado o aeroporto.


Terminal: O terminal modular desmontável ficará próximo à atual entrada da Base Aérea, ocupando uma área total de 302,4 m². O projeto prevê salas de embarque e desembarque, áreas para check-in, café, sanitários, escritórios de órgãos públicos, das empresas aéreas e da Infraero, além de estacionamento com 19 vagas.


A previsão é que a primeira fase do aeroporto seja concretizada no primeiro semestre de 2022. “Esse terminal atenderá provisoriamente a operação do aeroporto até que a área definitiva seja instalada”, disse Gustavo Martins Rondini, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá.


Ainda de acordo com o secretário, a empresa prevê que a área definitiva esteja pronta na terceira fase, que não teve data divulgada.


Operação
Segundo a Infraero, o terminal foi projetado para atender a demanda de operações simultâneas com até duas aeronaves do modelo Caravan, com média de 10 a 12 passageiros por aeronave.


Licença ambiental
O município aguarda os desdobramentos da 1ª fase em relação ao licenciamento ambiental para a supressão de áreas verdes, necessária para a implantação do aeroporto.


Ao mesmo tempo, a Infraero aguarda resposta sobre um pedido de verba feito ao Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC) para financiar o cercamento e reforma de infraestrutura da pista de pousos e decolagens.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna