Guarujá retoma obras de reestruturação do sistema de drenagem na Avenida Helena Maria

Intervenções visam melhorar a vazão de águas pluviais e mitigar pontos de alagamentos na região

Por: ATribuna.com.br  -  07/05/21  -  11:32
 Guarujá retoma obras de reestruturação do sistema de drenagem na Avenida Helena Maria
Guarujá retoma obras de reestruturação do sistema de drenagem na Avenida Helena Maria   Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

A prefeitura de Guarujá retomou, na última segunda-feira (3), as obras de reestruturação do sistema de drenagem na Avenida Helena Maria. Os serviços, coordenados pela Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), visam mitigar alagamentos na região, ampliando a vazão de águas pluviais durante os períodos chuvosos. A previsão de conclusão é de 60 dias.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


As intervenções envolvem a substituição da tubulação antiga de 80 centímetros por nova com um metro de diâmetro. “Quando iniciamos os trabalhos, observamos que o tamanho da tubulação era desproporcional para atender o volume de águas desta área. Além disso, os tubos estavam invertidos, dificultando o escoamento para o córrego que fica nas adjacências”, explicou o secretário da pasta.


As obras haviam sido paralisadas para que os estudos topográficos fossem finalizados. Após a conclusão dos serviços, os operários já retomaram a escavação e a implantação dos novos tubos, que serão assentados ao longo de 120 metros da via.


“Estamos construindo mais uma linha de drenagem, complementando a que já existia. Com essas obras, reforçaremos a capacidade do sistema, mas a vazão terá um resultado melhor com a macrodrenagem do rio do Meio, que está em processo licitatório”, acrescentou.


Para execução dos serviços, a Seurb está utilizando maquinários e mão-de-obra própria. De acordo com o titular da pasta, a Prefeitura está economizando cerca de R$ 2 milhões dos cofres públicos, valor estimado que uma empresa cobraria para realizar essas obras.


Logo A Tribuna