Guarujá reivindica recursos na Secretaria Nacional da Cultura em Brasília

Secretário municipal de Educação, Marcelo Nicolau, foi recebido por Mário Frias

Por: ATribuna.com.br  -  24/07/21  -  20:38
 Guarujá reivindica recursos na Secretaria Nacional da Cultura em Brasília
Guarujá reivindica recursos na Secretaria Nacional da Cultura em Brasília   Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

O desenvolvimento de uma política educacional através da Cultura e do Patrimônio histórico de Guarujá foi tema de audiência, nesta quinta-feira (22), em Brasília, entre o secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, e o secretário nacional de Cultura, Mário Frias. Na oportunidade, Nicolau solicitou novos incentivos por parte do Governo Federal à cidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O titular da Educação de Guarujá apresentou a Frias um pouco sobre o rico patrimônio histórico de Guarujá, que tem em seu catálogo jóias como a Fortaleza da Barra Grande, a Ermida do Guaibê e o Farol do Itapema. “Fomos em busca de apoio visando o fortalecimento da educação cultural e patrimonial da nossa Pérola do Atlântico”, disse.


O secretário nacional sinalizou que Guarujá poderá ter novidades em breve. “Vamos auxiliar vocês da Prefeitura em diversas ações, sobretudo na economia criativa, assim como no desenvolvimento da arte de base envolvendo estudantes da rede pública”, explicou.


Na mesma linha, o secretário de Educação contou sobre o desejo de implementar projeto com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. “Estamos trabalhando para desenvolver uma forte ação educacional com viés cultural especificamente sobre o folclore brasileiro”.


Durante a reunião, Nicolau discorreu sobre a necessidade de viabilizar novas verbas para realizar a acessibilidade na Fortaleza da Barra. “Precisamos instalar um elevador para que possamos promover a acessibilidade do espaço e tornarmos a Fortaleza, de fato, um patrimônio da humanidade”.


Nicolau, que já exerceu o cargo de secretário de Cultura em Guarujá e está em Brasília para cumprir uma agenda voltada a área educacional, convidou o secretário especial para uma agenda em Guarujá. O convite feito a pedido do prefeito Válter Suman e do secretário municipal de Cultura, Renato Pietropaolo.


Mario Frias parabenizou a Prefeitura de Guarujá pelo desenvolvimento da Lei Aldir Blanc, assim como do investimento de recursos, eventos, editais, acerca da valorização dos artistas locais.


Conforme Marcelo Nicolau, o secretário nacional sinalizou a possível disponibilização de novos recursos financeiros por meio da Lei (Aldir Blanc), aos munícipios que não conseguiram ou que ainda possuem saldo para utilização. Mário Frias atendeu prefeitos e secretários para dialogar acerca da viabilização de recursos para a educação cultural.


Logo A Tribuna