Guarujá realiza fisioterapia respiratória e neurológica em pacientes com sequelas da covid

Município atendeu cerca de 500 pacientes desde agosto do ano passado; programa é pioneiro na Baixada Santista

Por: ATribuna.com.br  -  22/05/21  -  10:45
 Guarujá realiza fisioterapia respiratória e neurológica em pacientes com sequelas da covid
Guarujá realiza fisioterapia respiratória e neurológica em pacientes com sequelas da covid   Foto: Diego Marchi/Prefeitura de Guarujá/Divulgação

Pioneiro na Baixada Santista, Guarujá disponibiliza um programa de fisioterapia respiratória e cognitiva aos pacientes que ficaram com sequelas após contraírem a covid-19. Cerca de 500 moradores já foram atendidos desde agosto do ano passado, quando esses atendimentos foram inseridos no Centro de Recuperação e Fisioterapia de Guarujá (CERFG), na Avenida Adhemar Barros, 210, no Santo Antônio.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O encaminhamento ao programa pós-covid é feito após o paciente ser avaliado pelo médico pneumologista da rede municipal de Saúde, no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE). Se o profissional identificar que aquele indivíduo ainda possui desconforto respiratório, ele é direcionado ao serviço de fisioterapia.


“Aqui eles são submetidos a programas de treinamento aeróbico, para recuperação da capacidade cardiorrespiratória e pulmonar, além de trabalhos voltados para retomada de força e de massa muscular, outros aspectos bastante impactados durante a internação”, explica a fisioterapeuta especializada em terapia intensiva e responsável pelo programa Margareth Hinuy.


 Cerca de 500 moradores já foram atendidos desde agosto do ano passado
Cerca de 500 moradores já foram atendidos desde agosto do ano passado   Foto: Diego Marchi/Prefeitura de Guarujá/Divulgação

Ainda de acordo com a profissional, os pacientes costumam levar cerca de dez sessões para estarem aptos a retornarem às atividades normais do dia a dia sem queixas ou possibilidade de queda na oxigenação sanguínea. No entanto, há pessoas que levam mais tempo, ainda mais as que tiveram agravadas comorbidades já existentes.


Os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, que promove atividades de fortalecimento muscular, recuperação da atividade sensorial e reativação da memória.


As sessões são realizadas às terças e quintas-feiras, durante todo o período da manhã, entre 8h e 12h, e duram uma hora cada.


As atividades contam com um número máximo de oito pessoas por horário e seguindo todas as recomendações para evitar a disseminação da covid-19, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre os pacientes e higienização constante dos materiais utilizados.


Logo A Tribuna