Guarujá realiza encontros e live para levar reflexão ao Dia de Denúncia Contra o Racismo

Encontros acontecem nesta quinta-feira (12), e a live na sexta-feira (13), para conscientizar sobre o dia 13 de maio

Por: ATribuna.com.br  -  12/05/22  -  14:58
Os encontros informativos e culturais são voltados aos alunos das redes municipais e estaduais
Os encontros informativos e culturais são voltados aos alunos das redes municipais e estaduais   Foto: Divulgação/Praia Grande

O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá realiza o evento: “13 de Maio, e agora?”, com o objetivo de fortalecer as reflexões sobre o dia 13 de maio, Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A iniciativa contará com encontros informativos nesta quinta-feira (12), às 14 e 20 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, localizado na Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba, e na sexta-feira (13), às 14 horas, uma live sobre o tema no perfil oficial da Prefeitura de Guarujá no Facebook.


Os encontros informativos e culturais são voltados aos alunos das redes municipais e estaduais de ensino e sociedade civil em geral. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Seres), por meio das políticas públicas de Igualdade Racial.


No Teatro Municipal, o público vai poder conferir apresentações de roda de capoeira, lideradas pelo mestre Cícero, além de danças tradicionais; com falas de representantes do Conselho Municipal da Comunidade Negra; representantes das religiões afroístas, Yalorixás Mãe Terezinha e Mama Neide; além da palestra com o educador Adriano Gonzaga, especialista em Afrobetização (experiência onde o negro é associado a algo positivo naturalmente). O educador também vai participar, na sexta-feira (13), da live no perfil oficial da Prefeitura de Guarujá no Facebook.


Durante o evento, o público terá exposições sobre racismo estrutural, processo de colonização; escravidão no Brasil; institucionalização do racismo; verticalização das relações de trabalho, precarização dos direitos do proletariado; entre outros assuntos.


A ação contará com a presença dos líderes nacionais quilombolas, Antônio dos Santos e Gabriela Lourenço dos Santos.


Logo A Tribuna