Guarujá cria cronograma que mistura folclore e empreendedorismo para alunos do EJA

Secretaria de Educação busca incentivar a conscientização sobre a diversidade da manifestação cultural na cidade

Por: ATribuna.com.br  -  25/08/21  -  17:28
 No total, cinco escolas vão participar do projeto do Folclore e Empreendedorismo
No total, cinco escolas vão participar do projeto do Folclore e Empreendedorismo   Foto: Divulgação: Prefeitura de Guarujá

Guarujá inicia o projeto Folclore e Empreendedorismo com o objetivo de fortalecer o conhecimento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre essa manifestação cultural popular, a partir de segunda-feira (23). A Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), prevê um cronograma de apresentações em diferentes instituições de ensino até novembro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


No total, cinco escolas vão participar do projeto, que terá início com uma exposição do ponto de cultura Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba meu Boi de Guarujá com detalhes sobre figurinos, utensílios e o boi folclórico. A Associação Cultural Afroketu e o Instituto Arte em Movimento Ana Zucch também estão envolvidas na organização do evento.


Em setembro, palestras e oficinas serão ministradas nas instituições de ensino selecionadas. Já em outubro, os alunos poderão participar de atividades como a produção e leitura de cordel, trava-línguas, cantigas de roda, provérbios populares e lendas, artesanato e culinária.


Segundo a assessora de educação, Lindaci Carvalho, estudar e conhecer as práticas do folclore são formas importantes de preservar uma rica tradição do país e da região. “Através da educação buscamos a conscientização sobre a diversidade cultural folclórica de Guarujá, bem como a sua valorização”, pontuou.


Já o secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Feliciano Nicolau, ressaltou a importância do apoio Associação Paulista de Folclore para a realização do projeto. “A nossa meta, é que a partir dessas ações seja possível obtermos um rico acervo para a realização de um Festival de Folclore em um futuro próximo”, explicou.


Além das atividades com os estudantes do EJA, a Prefeitura de Guarujá também tem realizado atividades ao longo de agosto sobre o folcore com alunos da redes municipais.


Os detalhes sobre a programação do projeto Folclore e Empreendedorismo estão disponíveis no site da Prefeitura.


Logo A Tribuna