Guarujá convoca Conselho de Saneamento para cobrar Plano de Emergência da Sabesp

Reunião na próxima segunda (8) vai discutir providências sobre o desabastecimento de água em vários bairros da Cidade

Por: ATribuna.com.br  -  05/08/22  -  22:21
O prefeito Válter Suman (de colete amarelo) fez uma visita técnica ao sistema de captação Jurubatuba
O prefeito Válter Suman (de colete amarelo) fez uma visita técnica ao sistema de captação Jurubatuba   Foto: Divulgação

A Prefeitura de Guarujá vai realizar na próxima segunda-feira (8) a primeira reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental. O encontro, que acontecerá das 10 às 12 horas, vai cobrar o Plano de Emergência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Serão abordados o desabastecimento de água em diversos bairros, que tem causado grandes transtornos à população, e informações sobre obras de reservação de água na Cava da Pedreira e do futuro reservatório de Morrinhos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A reunião será virtual, na plataforma Microsoft Teams. Para acessar é preciso clicar no link. De acordo com a Administração, o Conselho quer explicações da concessionária sobre a falta d’água recorrente, a divulgação sobre o serviço dos caminhões-pipa e esclarecimentos sobre os investimentos feitos na assinatura do contrato firmado entre a Prefeitura e a Sabesp em 2018, após a companhia atuar no Município por mais de 30 anos sem contratação, relativos à reserva e ampliação da capacidade de captação de água e o Plano de Recursos Hídricos.


Outro assunto a ser abordado será sobre as obras da Cava da Pedreira, que terá capacidade para armazenar 3 bilhões de litros de água bruta e o edital de licitação lançado pelo Governo Estadual, em maio de 2021. O Conselho ainda irá deliberar sobre a abertura de certame para contratação de equipe técnica para revisão total do contrato com a Sabesp. A proposta é implantar o Verificador Independente para apresentar relatórios mensais ao Conselho de Saneamento.


Visita técnica

O prefeito Válter Sumam fez uma visita técnica ao sistema de captação Jurubatuba, integrado pelos rios Jurubatuba e Jurubatuba Mirim, na manhã desta sexta-feira (5). Ele estava acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Lopes, Guarda Ambiental e técnicos da pasta para fiscalizar as ações da companhia de abastecimento.


Suman foi recebido no local pela superintendente regional da Sabesp, Olívia Mendonça, e sua equipe. Ela apresentou uma planilha de dados, apontando que a estiagem de 2022 é a terceira pior da média histórica em dez anos. Seis dos sete meses do ano (janeiro a julho) tiveram o índice pluviométrico abaixdfo do previsto, com destaques para fevereiro (- 80%), junho (- 63%) e julho (- 81%).


Para garantir a execução das obras do Centro de Reservação de Morrinhos, que já foi licitado e terá capacidade para 10 mil m³ de litros, o prefeito irá à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) cobrar celeridade ao licenciamento ambiental.


Logo A Tribuna