Guarujá atinge a marca de 100% de adolescentes vacinados com a 1ª dose contra covid

Ansiosos pela imunização, jovens comemoram a ida aos postos do Município

Por: Bruno Almeida  -  29/09/21  -  07:09
 Miguel Bispo Vasconcelos da Silva, de 13 anos, foi vacinado ao lado da mãe, em Guarujá
Miguel Bispo Vasconcelos da Silva, de 13 anos, foi vacinado ao lado da mãe, em Guarujá   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Guarujá chegou, nesta terça-feira (28), a 100% de adolescentes vacinados com a primeira dose de imunizante contra covid-19. Segundo a Prefeitura, vacinaram-se 22.186 moradores com idade entre 12 e 17 anos. Esperavam-se 22.079, com base no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — realizado, porém, em 2010.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Quando se consideram as demais pessoas a serem vacinadas, todas maiores de 18 anos, a Cidade ainda está longe de conseguir o mesmo êxito, mesmo com mais tempo de campanha: 77% delas já receberam a primeira dose, o que equivale a 222.967 aplicações. E 137.253 já receberam a segunda dose. Outras 2.183 receberam a terceira dose, de reforço.


Morador da Vila Áurea, Miguel Bispo Vasconcelos da Silva, de 13 anos, tinha medo de agulha, mas ainda assim esteve no Ginásio Guaibê, um dos sete postos fixos de vacinação na cidade. “A gente só quer dar continuidade a nossa vida”, diz o adolescente.


O estudante Paulo Maycon de Souza Soares, morador do Bairro Areião, completou 12 anos no dia 23 e estava ansioso para a ida ao ginásio. “Fiquei um pouquinho nervoso, achando que ia doer, mas foi só uma picadinha de leve. A mulher que me atendeu é gentil, brincou comigo por causa do meu aniversário e foi legal”, conta Paulo.


Para o secretário municipal de Saúde, Sandro Abreu, o resultado foi positivo, após pouco mais de um mês de campanha. “Hoje é um dia muito importante para a saúde do Município. A maioria da população já compreendeu a importância da vacinação.”


De acordo com Abreu, a meta atingida é reflexo de um trabalho de busca ativa pelos públicos-alvo. “Temos um trabalho de fazer mutirões que, justamente, buscam a população que tem dificuldade para se locomover aos postos fixos.”


O próximo mutirão está marcado para esta quarta-feira (29), no Sítio Conceiçãozinha. O último havia ocorrido no Prainha, na última semana, e se aplicaram cerca de 500 doses em pessoas que ainda não haviam ido aos postos de vacinação.


Baixada Santista
Outros municípios da região têm encontrado dificuldades na vacinação de adolescentes. São Vicente vacinou 52,32% do público e ainda aguarda 16.800 pessoas. Santos tem 65% do público imunizado. Bertioga, 83%. Mongaguá, 90%.


Cubatão, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe não enviaram respostas até a publicação desta reportagem.


Logo A Tribuna