Furto de energia em Guarujá abasteceria 21 mil residências por mês
Concessionária realizou 2 mil inspeções na cidade entre janeiro e setembro
As ações de combate ao furto e desvios elétricos no Guarujá resultaram em 4.260 MWH de energia recuperada, informa a Elektro, concessionária do serviço na cidade. O volume foi apurado entre os meses de janeiro e setembro. Essa quantidade seria suficiente para abastecer, por exemplo, 21 mil residências por um mês ou município de Praia Grande durante 23 dias.
De acordo com a empresa, foram feitas 2 mil inspeções no Centro, Jardim Acapulco e Virginia. “A concessionária regularizou a situação de 290 clientes que não tinham o medidor de energia instalado”, informa, em nota, a concessionária.
Ainda segundo empresa, “são oferecidas diversas facilidades como o parcelamento e a possibilidade de efetuar o pagamento de faturas utilizando os canais digitais” a fim de apoiar os consumidores e estimular a regularização.
A companhia orienta ainda que as pessoas devem acionar a concessionária caso percebam ligações irregulares nas redes elétricas nas localidades onde vivem. “Essas ligações expõem a população a riscos de choques elétricos por não serem feitas com condições técnicas adequadas. Para evitar problemas, é importante que as pessoas entrem em contato com a distribuidora”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da Elektro, Guilherme Mafra.
Balanço no Estado
Nas 223 cidades atendidas no estado de São Paulo, a concessionária realizou 45 mil inspeções, identificando 10 mil irregularidades. A empresa possui diversas iniciativas e tecnologias voltadas a prevenir e combater desvios de energia, como a instalação de sensores e medidores de energia mais modernos, que sinalizam qualquer tentativa de fraude. Esse trabalho já regularizou, nos nove primeiros meses do ano, 10,5 mil consumidores.
Denúncia
A Elektro reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar as distribuidoras. As denúncias são feitas de forma anônima pela Central de Relacionamento ao Cliente (0800 701 01 02) ou direto no site (www.elektro.com.br).