Ex-secretários de Guarujá não prestam depoimento em comissão que analisa impeachment do prefeito

Segundo o vereador Fernando Martins dos Santos, o Peitola, isso é uma estratégia para ganhar tempo

Por: Nathália de Alcantara  -  04/11/21  -  12:05
 Ex-secretários de Saúde de Guarujá não vão depor
Ex-secretários de Saúde de Guarujá não vão depor   Foto: Nathalia de Alcântara/AT

Ninguém compareceu no segundo dia de depoimentos da Comissão Processante da Câmara de Guarujá que analisa o pedido de impeachment do prefeito Válter Suman (PSDB).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O ex-secretário de Saúde do Município Sandro Luiz Ferreira de Abreu foi um notificado que não compareceu para depor. "Soube que ele veio até a Câmara, protocolou um documento e foi embora, mas ainda não tivemos acesso ao conteúdo desse material", explica o presidente da Comissão, Fernando Martins dos Santos, o Peitola (MDB).


 O prefeito Válter Suman (PSDB) deverá comparecer no Legislativo no próximo dia 11
O prefeito Válter Suman (PSDB) deverá comparecer no Legislativo no próximo dia 11   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Já o também ex-secretário de Saúde Vitor Hugo Straub Canasiro sequer foi encontrado para receber a convocação para comparecimento. Por sua vez, os advogados de defesa do prefeito Válter Suman estiveram no local e, novamente, não quiseram se pronunciar.


Para Peitola, o não comparecimento da dupla é uma estratégia para ganhar tempo, já que a Comissão tem 90 dias desde a abertura do processo para ouvir todas as testemunhas e chegar uma conclusão sobre os fatos. Ou seja, termina em 29 de dezembro.


"Apesar da presença ser obrigatória, nada acontece caso alguém não compareça. Não existe condução coercitiva. O que podemos fazer é seguir tentando notificar as testemunhas e agendar uma nova data para depoimentos", explica o presidente da Comissão.


Próximos passos


Dois dos depoimentos mais esperados na Comissão Processante da Câmara de Guarujá estão previstos para a próxima semana. O prefeito Válter Suman (PSDB) deverá comparecer no Legislativo no próximo dia 11, às 9h. Já antes, no dia 8, a convocação é para o ex-secretário de Educação, Marcelo Nicolau, no mesmo horário.


No último dia 18, a comissão decidiu dar prosseguimento ao processo contra Válter Suman. Após analisar a defesa prévia do prefeito, entregue por escrito no dia 13 de outubro, os vereadores declararam não ter encontrado elementos suficientes para arquivar o pedido de cassação.


Além de Peitola, o grupo de análise é composto pelos vereadores Edmar Lima dos Santos, o Juninho Eroso (PP), e Sirana Bosonkian (PTB). Eles já ouviram o acusador e, agora, ouvirão acusados e testemunhas. Os legisladores também podem pedir diligências.


A abertura da Comissão Processante foi aprovada em 21 de setembro, por unanimidade na Câmara, após o PDT protocolar na Casa, um dia antes, um pedido de impeachment de Suman.


Logo A Tribuna