Escola de educação infantil em Guarujá ensina alunos a preparar adubo orgânico

São utilizados vegetais que sobram da alimentação escolar como repolho, além de cascas de banana e de mandioca

Por: ATribuna.com.br  -  20/07/21  -  11:03
 Escola de educação infantil em Guarujá ensina alunos a preparar adubo orgânico
Escola de educação infantil em Guarujá ensina alunos a preparar adubo orgânico   Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

As sobras de alimentos da merenda como cascas de banana, que teriam como destino o lixo, em Guarujá se transformam em adubo orgânico para horta escolar. Essa experiência sensorial e de cunho ambiental é trabalhada com alunos que têm entre 4 e 5 anos na Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello, no bairro Santa Rosa.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O trabalho de reaproveitamento de resíduos sólidos é coordenado pela professora da unidade, Sueli Silva Souza. A iniciativa consiste no preparo de adubo orgânico, a partir de vegetais oriundos da merenda escolar, para fertilização da horta mantida pela escola. As crianças usam sobras de repolho, além de cascas de mandioca e de banana.


Conforme explica Sueli, a atividade com esses resíduos sólidos orgânicos propiciam experiências sensoriais e outros benefícios, pois o contato com a natureza favorece a aprendizagem. “O manuseio desse material contribui para a coordenação motora das crianças. Além disso, é uma ação que trabalha conceitos importantes de conscientização como a destinação correta dos resíduos.”


A iniciativa faz parte do Projeto Viva Verde (PVV), criado pela professora há 15 anos, que utiliza a coleta seletiva dos materiais recicláveis, hortas e a compostagens como recursos didáticos e trabalhados junto aos estudantes de educação infantil de forma interdisciplinar.


“O objetivo é propor a redução, reutilização e reciclagem desses resíduos, como também a não geração para o meio ambiente”. O PVV recebeu prêmios e foi iniciado a partir da observação dos materiais recicláveis, e também do lixo lançado em área de manguezal.


Logo A Tribuna