Bibliotecas de Guarujá reúnem mais de 60 espécies de plantas em horta fitoterápica

Cada uma contêm uma placa informativa com o nome e o valor terapêutico para os visitantes conhecerem um pouco mais

Por: ATribuna.com.br  -  16/07/21  -  13:54
 Bibliotecas Municipais reúnem mais de 60 espécies de plantas, em horta fitoterápica
Bibliotecas Municipais reúnem mais de 60 espécies de plantas, em horta fitoterápica   Foto: Hygor Abreu

A Prefeitura de Guarujá realiza o cultivo de plantas fitoterápicas nas Bibliotecas Municipais visando a sustentabilidade e qualidade de vida. A iniciativa tem como intuito o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas com os estudantes da rede municipal, conscientizando-os sobre a importância de se preservar o meio ambiente, bem como a eficácia das ervas no tratamento de males.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


As hortas estão instaladas dentro das Bibliotecas Municipais: Geraldo Ferraz, na Rua Ceará, s/nº, na Vila Alice e Martins Fontes, na Rua Quintino Bocaiúva, 183, no Centro. Além disso, o Fundo Social de Solidariedade (FSS), localizado na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549, no Centro, também possui uma horta.


Entre alguns dos exemplares disponíveis nas hortas estão: boldo do chile, café, cacau, citronela, gengibre e limão. A Biblioteca Geraldo Ferraz, em Vicente de Carvalho, por exemplo, possui 65 espécies de ervas fitoterápicas. Já a Biblioteca Martins Fontes, no Centro, dispõe de 30 espécies, e a horta do Fundo Social tem 47 espécies de ervas. Todas as ervas são devidamente regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).


As plantas contêm uma placa informativa, com o nome e o valor terapêutico para os visitantes conhecerem um pouco mais sobre cada espécie. Além disso, a visitação é guiada por biólogos, ervanários e engenheiros agrônomos. A Horta Fitoterápica está inserida nas ações do Projeto Biblioteca Cidadã, uma realização da Secretaria de Educação (Seduc), através da Coordenadoria de Bibliotecas Municipais.


Logo A Tribuna