Banhistas são arrastados por onda durante ressaca em Guarujá; vídeo

Imagens flagram momento em que banhistas são surpreendidos pelo mar e têm pertences levados na Praia de Pitangueiras

Por: Por ATribuna.com.br  -  24/02/20  -  17:48

Um grupo de banhistas foi surpreendido por uma forte onda, que acabou levando diversos pertences para o mar, na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, neste domingo (23). Algumas pessoas, incluindo crianças, chegaram a ser arrastadas pela força da maré.


O momento foi flagrado em vídeo, que mostra quando a onda invade uma área ocupada pelos banhistas, já próximo à calçada, arrastando cadeiras, guarda-sóis e pessoas. Nas imagens, também é possível ver algumas pessoas tentando recuperar o que a água levou ao recuar, já na beira do mar.


A previsão era de maré elevada, conforme divulgado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas na Unisanta (NPH-Unisanta), mas o nível do mar aumentou mais do que o esperado.


Banhistas foram arrastados por onda em Guarujá
Banhistas foram arrastados por onda em Guarujá   Foto: Reprodução

Maré alta


Além de Guarujá, o mar agitado e a maré alta deste domingo fizeram com que muitas praias de outras cidades da Baixada Santistas 'sumissem'. Moradores e turistas se impressionaram com o mar cobrindo toda a faixa de areia de praias em Santos, Praia Grande e Bertioga.


Em Santos, no Canal 3, a água ultrapassou o limite da areia, atingiu o calçadão e chegou até alguns quiosques, onde clientes ficaram em pé nos bancos e mesas de concreto. Em alguns pontos, a água chegou a invadir, também, a avenida da praia. No Canal 4, a água cobriu parte dos brinquedos do playground para crianças e avançou em alguns dos quiosques do 'CPE'.


Em Praia Grande, o mar avançou e cobriu a faixa de areia de diversas praias da cidade, começando pelo Canto do Forte e se estendendo até a Vila Mirim. Em alguns pontos, o mar chegou até o calçadão.


Em Bertioga, mesmo com o mau tempo, munícipes e turistas se arriscaram para aproveitar o dia na praia neste domingo de carnaval. As praias do Sesc, Guaratuba e da Riviera de São Lourenço 'sumiram' devido a maré alta. Em algumas das praias, a faixa de areia tem menor extensão, então, banhistas e comerciantes ambulantes tiveram de deixar o local, em meio ao perigo do mar agitado.


Em Mongaguá e Itanhaém, o cenário se manteve neste domingo. Na primeira, próximo à Plataforma de Pesca, banhistas que curtiam a praia tiveram de retornar às suas casas. Além da maré alta, o mar agitado assustou munícipes e turistas. Mesma coisa em Itanhaém, onde a faixa de areia foi tomada pelo mar.


Logo A Tribuna