Veículo pega fogo durante abastecimento em Santos; vídeo

Kombi estava dentro de posto de combustíveis; apenas dois bombeiros foram ao local por falta de efetivo

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/11/20  -  15:20

Um caso que poderia ter tido sérias consequências demonstrou a falta de efetivo do Corpo de Bombeiros em Santos. Uma kombi pegou fogo enquanto abastecia, ao lado de uma bomba de combustíveis, em um posto no Embaré. Acionados, os bombeiros foram ao local rapidamente, porém o caminhão de combate a incêndio só tinha dois integrantes, os únicos em serviço no Posto de Bombeiros do Gonzaga, o mais próximo do local. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


O caso aconteceu na manhã do último domingo (8), no estabelecimento que fica no cruzamento das avenidas Siqueira Campos (Canal 4) e Pedro Lessa. Moradores vizinhos gravaram o ocorrido e criticaram a falta de efetivo dos bombeiros.  


No vídeo é possível ver o veículo pegando fogo e os bombeiros chegando, com apenas dois homens. Embora tenham feito todo esforço, a Kombi ficou totalmente queimada. Ninguém ficou ferido.  


A Reportagem apurou que uma grave explosão só não ocorreu porque um frentista destravou o freio e deixou o veículo incendiando cair para a calçada, fora do posto. Ainda assim, ao acionar o Corpo de Bombeiros para incêndio em um local de alto risco - posto de combustíveis - o padrão é mandar efetivo maior. 


A situação é comum em Santos, porque não há número suficiente de bombeiros. Um carro autobomba (incêndio), que deveria ter de quatro a cinco integrantes, até para a agilizar a montagem de todo o aparato, só tem dois.  


Resposta 


Procurada, a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) disse que investe na valorização e recomposição do efetivo policial e dos bombeiros. “Somente na atual gestão, 444 novos agentes foram contratados para a corporação que conta com efetivo apto a atender a demanda operacional no Estado, incluindo a região da Baixada Santista”. 


Afirma, ainda, que desde o início do ano, somente na Baixada Santista (6º GB), o Corpo de Bombeiro atendeu 1.364 ocorrências de incêndio, outras 5.050 de resgate e mais 2.747 de salvamento, entre outros acionamentos para ações de apoio, proteção e prevenção. “Em relação à ocorrência citada, a corporação esclarece foram utilizados os meios necessários para controlar a situação da forma mais rápida possível, sem vítimas e com o menor dano possível”.  


Logo A Tribuna