Vacinação contra a gripe termina em quatro dias

Imunização na Baixada Santista atingiu cerca de 74% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

Por: Da Redação  -  28/05/19  -  18:12
Cidade conta com dois postos volantes em dois sábados
Cidade conta com dois postos volantes em dois sábados   Foto: Diego Bachiéga/ PMB

Faltando quatro dias para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, 156 mil moradores da Baixada Santista ainda precisam se proteger. Do público-alvo de 613 mil pessoas, 457 mil tomaram a vacina desde o início da mobilização, no dia 10 de abril, o que corresponde a 74,5% do total. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atingir 90%. 


As prefeituras da região dizem que não receberam orientação do Governo do Estado sobre eventual prorrogação da campanha, marcada para terminar na sexta-feira (31). A Secretaria de Estado da Saúde aponta que, ao menos por enquanto, não há previsão de mudança de prazo. 


Por isso, a orientação é correr para a unidade de saúde mais próxima de casa. A vacina protege contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.
 


Quem está na lista



Devem ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias), pessoas com deficiência, doentes crônicos, professores e profissionais de saúde, segurança e salvamento.


Só em Santos a imunização está liberada para o público em geral. Moradores de todas a idades podem se vacinar. Há dois grupos com contraindicações: bebês com menos de 6 meses e pacientes que tenham tido reação alérgica grave após receber doses anteriores.


Logo A Tribuna